Chapadão do Sul/MS

MARCAS DE GESTÃO – Cleverson dos Santos colocou Costa Rica no mapa da saúde, bancário e acadêmico da região. Manteve a liderança no ranking fiscal dos municípios do MS e do Brasil

        A gestão do prefeito Cleverson dos Santos já é considerada a melhor da história de Costa Rica desde sua fundação. Em apenas dois anos no comando do Poder Executivo estabeleceu marcas sociais e econômicas que gestores que o antecederam deixaram de fazer em décadas. Trouxe empreendimentos inimagináveis no passado como a tão sonhada agência da CEF (Caixa Econômica Federal), construiu um moderno Hemocentro e está trazendo mais unidades acadêmicas para o município. Somente estes três empreendimentos acabaram com a rotina de viagens desgastantes a outros municípios em busca de serviços que nunca foram oferecidos à população. 

Manteve e melhorou as poucas ações positivas e possibilitou o município a ganhar o título de Melhor Gestão Fiscal do MS e do País no ano de 2021, ocupando o 1º lugar nas duas categorias. A confirmação foi feita pelo Sistema Firjan (Senai, Sesi, IEL e CIRJ) que divulga anualmente as 100 melhores cidades com gestão financeira no Brasil.

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) é um estudo publicado anualmente que tem como objetivo analisar as contas públicas municipais e contribuir com o debate sobre a eficiência fiscal da gestão pública. O IFGF é obtido através de quatro fatores: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos das gestões municipais.

De acordo com o prefeito, Cleverson Alves, o IFGF é um índice composto, que leva em consideração diferentes aspectos da gestão fiscal dos municípios. Um alto desempenho no IFGF, portanto, indica que o município dispõe de saúde fiscal, sendo capaz de planejar, gerir e pagar os seus serviços públicos e fazer investimentos. O prefeito vem elevando anualmente para melhor todas as marcas de gestão de Costa de Costa.

“O bom desempenho econômico e social do município é resultado de uma administração pública que trabalha em parceria com o Poder Legislativo, sendo comprometida com os anseios populares e governada para todos. Aqui, nós, temos atuando principalmente com o planejamento das ações, o trabalho e a transparência na aplicação dos recursos”, disse o gestor.

Além de Costa Rica que conquistou o melhor índice do Estado e do Brasil, com 1 ponto (nota máxima do estudo) outros quatro municípios de Mato Grosso do Sul se destacaram em outras posições no levantamento que analisou 5.239 cidades brasileiros. Paraíso das Águas, Santa Rita do Pardo, Brasilândia e Corguinho integram o top 100.  

MATÉRIA relacionada no link abaixo

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também