Chapadão do Sul/MS

MACRAMÊ – Técnica secular de arte e artesanato é ensinada à mulheres de Costa Rica. Capacitação possibilita melhorar o orçamento familiar

         Cerca de 14 mulheres de Costa Rica participam da oficina de  Macramê. Do árabe makrama “guardanapo” ou “toalha”, é uma técnica de tecelagem manual que consiste no uso de nós originalmente usada para criar franjas e barrados em lençóis, cortinas toalhas etc. Atualmente, tem ganhado espaço em diversos lugares, como itens decorativos e até em peças de roupas.  Com uma carga horária de 32 horas a capacitação é ministrado pela instrutora do Senar, Bárbara Gomes.

Os parceiros são a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural iniciou nesta terça-feira (26) uma oficina de Macramê. A capacitação está sendo realizada na oficina do Rica Trama e segue até a próxima sexta-feira (29).

Segundo a coordenadora do Rica Trama, a assistente social Rute Correa Amorim, o macramê é uma técnica de tecelagem muito tradicional, que consiste em fios trançados e atados em nós. A técnica foi aplicada em toalhas e panos de prato.  Para a secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes, a oficina é uma oportunidade de capacitar as pessoas, ampliando a capacidade produtiva a partir do artesanato em macramê.

“O macramê é uma arte bastante popular e tradicional, atualmente é tendência em feiras livres e em diversas lojas de artesanato, oferecendo a muitos artesãos a oportunidade de obter uma renda extra com seus produtos. Conhecida como a técnica dos nós, permite também a criação de acessórios, utensílios domésticos, colares, , bolsas, roupas, entre outros”, complementa a secretária.  

UM POUCO DA HISTÓRIA

A história dessa técnica é mais antiga do que podemos imaginar, ela remonta ao século XIII e aparece nas esculturas dos babilônios e assírios. Essa arte foi difundida mundialmente pelos navegantes que criavam as peças a bordo durante as longas viagens e faziam escambos e/ou as vendiam em suas paradas pelos portos. Assim, diversas regiões conheceram a técnica. 

O macramê é marcado por épocas de apogeu e de esquecimento: no século XIX na Inglaterra, era um passatempo para as donas de casa e foi muitas vezes incluído nos livros de instrução para as esposas obedientes e filhas como uma ferramenta para embelezar suas casas. Na década de 1960, o macramê tornou-se uma técnica de arte e artesanato popular nos Estados Unidos e Europa. Mas a técnica atingiu seu apogeu na década de 70 quando a revista “Vogue” publicou um livro sobre o assunto, elevando-o à categoria de “modern-chic”. No início dos anos 70 haviam poucas casas no Reino Unido e dos EUA que não tinham um adereço em macramê em algum lugar.

CURIOSIDADES

O macramê é uma arte totalmente manual. As amarrações são feitas apenas com as mãos, são os nós que criam a trama e até mesmo desenhos geométricos. A única ferramenta utilizada são agulhas de crochê para colocar franjas ou algum manuseio mais preciso dos fios.

Um dos pontos mais interessantes é a infinidade de peças que podem ser originadas do macramê. Desde peças de home decor como colchas, painéis e luminárias até acessórios como brincos e colares e peças de roupas como vestidos e saias. Tudo depende da habilidade e prática de quem pratica, e da criatividade.

As formas mais populares do macramê são o ponto “festonê” e o ponto “nó duplo”. No primeiro ponto dois fios são usados, um esticado e o outro o enlaça formando nós. Já no ponto “nó duplo”: três fios são usados, um esticado no meio e os outros dois enlaçam formando nós.

Fontes (Assecom / fazfacil / artesanato passo a passo / Wikipédia)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também