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Giz e quadro-negro sempre fizeram parte do cenário da sala de aula. Dores nos braço do professor e o pó tornaram-se coisas do passado em Chapadão do Sul com a inclusão das lousas digitais. Na manhã de ontem o prefeito João Carlos Krug, secretário e professores fizeram uma apresentação prática da nova tecnologia que caiu no gosto dos alunos e educadores. A utilização do equipamento foi feita pelo professor de história Harold Koch.
Foram adquiridas 100 lousas digitais, sendo 93 para o Ensino Fundamental e 7 para a Educação Infantil, ao custo total de R$ 3.148.500,00, custeadas com recursos próprios do Município. A ferramenta ajuda a potencializar a aprendizagem dos alunos. Permite que o professor utilize formatos variados de arquivos, pode combinar textos, exibir imagens como mapas e fotos, vídeos, slides, inserir músicas nas apresentações, e muito mais. Trata-se de uma tela de computador projetada do tamanho de um quadro negro.
Assim, ao preparar suas aulas, o professor tem a possibilidade de realizar atividades mais interessantes e interativas na aula, proporcionando uma variação de estímulos que instiga a atenção e um aprendizado mais agradável. Pode ser adaptado ao nível exato de desenvolvimento de uma turma específica.
Com a lousa digital o próprio professor é quem prepara a aula, tendo autonomia total para usar as imagens e trechos de vídeos, bem como outros recursos que desejar. Isso torna o conteúdo personalizado, adaptando-se ao seu próprio programa de ensino e às necessidades das turmas e até de um aluno especificamente.
Facilita a otimização do tempo em sala de aula
O tempo que o professor gasta fazendo anotações na lousa para exemplificar a sua aula ou passar exercícios, por exemplo, pode ser poupado com a lousa digital. O equipamento permite que o educador traga a maioria das anotações prontas, em forma de slides.
Depois, ele consegue utilizar esses slides, vídeos ou qualquer outro formato em várias turmas, sem precisar escrever novamente em cada sala onde apresentará o mesmo tema. Com isso, sobra tempo, por exemplo, para o desenvolvimento de metodologias ativas e a implementação de inovações.
Funcionam com uma caneta virtual específica, com a qual o professor pode fazer anotações adicionais, que são salvas e incorporadas ao arquivo original, sem a necessidade de serem refeitas a cada aula. E todo esse conteúdo digital poderá ser compartilhado com os alunos ou mesmo publicado no blog da escola.
Permite o acesso instantâneo à informação
O educador tem papel fundamental na mediação da construção do conhecimento, e é natural que não seja o detentor de todas as informações sobre o assunto lecionado. Nessa relação com o aluno, é importante que o professor também mostre os caminhos que faz quando tem dúvidas ou perguntas que não sabe responder e, portanto, sente a necessidade de pesquisar.
Com a lousa digital, ele pode abrir instantaneamente uma tela visível para toda a turma e fazer nela uma pesquisa pela internet. Ele pode, inclusive, aproveitar esse momento para mostrar aos alunos como realizar essa busca, analisar os resultados que aparecem e de que forma avaliar as fontes para se certificar de que a informação encontrada é confiável. Assim, educador e estudantes aprendem muito mais.
A avaliação dos educadores que já utilizam a lousa digital
Várias escolas já implementaram a tecnologia no Brasil em 2004. Os professores destacam que essa ferramenta é extremamente prática e possibilita a apresentação do conteúdo de uma forma mais dinâmica e interativa. Seu grande diferencial é a possibilidade de unir todos os recursos pedagógicos numa única ferramenta.
O computador é usado para executar programas como Word e Power Point, e a interatividade com os conteúdos é feita por meio de uma caneta especial do próprio equipamento. Entre os recursos tecnológicos disponíveis na ferramenta está o scrapbook. Com ele, pode-se destacar partes principais e fazer anotações [no texto]. Isso facilita a localização do aluno quando ele vai pegar uma caneta e desenhar no livro dele. As informações adicionais podem ser salvas e, posteriormente, disponibilizadas aos alunos.
As crianças já estão muito habituadas à tecnologia, o que facilita o aprendizado, diferente dos adultos. Os estudantes podem, por exemplo, resolver problemas de matemática diante da turma e apresentar aos colegas o que fizeram para chegar à resposta. Em vez de escrever tudo na hora, eles podem usar a caneta para mostrar os passos de seu raciocínio, sentindo-se mais importantes ao passar o seu conhecimento









