Chapadão do Sul/MS

“LOCKDOWN” manterá Chapadão do Sul fechado por uma semana na tentativa de conter avanço desenfreado de contaminações de Covid-19

Apesar do avanço da vacinação os registros médios de 40  novos  casos diários de Covid-19  ligaram o alerta das autoridades sanitárias de Chapadão do Sul. Após reunião com técnicos da saúde pública e entidades a decisão foi mesmo fechar a cidade entre os dias 21 e 27 de julho para evitar a circulação de pessoas e criar uma barreira de contenção contra o coronavirus na busca da diminuição de casos e quebrar o ciclo de infecções do vírus. O patamar de quase 300 pessoas infectadas não baixa, exigindo uma resposta imediata da sociedade como um todo. A situação começou a ficar caótica sob o ponto de vista sanitário. Idosos e outras faixas etárias que já se vacinaram estão ficando protegidas e pessoas mais jovens começaram a frequentar com mais intensidade as UTIs,  internações clínicas do Hospital Municipal e mortes.

Os jovens estão entre os grupos etários que ainda não se vacinaram e são os frequentadores mais assíduos de conveniências, festas e outros eventos que causam aglomerações  e contaminações em Chapadão do Sul.  O Decreto assinado pelo prefeito João Carlos Krug foi quase por ofício porque a situação começou a ficar crítica.  Cerca de 70 pessoas já morreram e este número deverá aumentar gradativamente nos próximos dias. Pelo menos dois estão internados fora do município em estado grave.

O Decreto que “fecha a cidade” já foi publicado no Diário Oficial do município.  Entrará  em vigor nesta quarta-feira (21), com algumas restrições, e as mais rígidas começam na sexta-feira (23) até segunda-feira (26), onde praticamente todas as atividades incluindo mercados deveram fechar. Depois deste período uma nova avaliação será feita onde as autoridades de saúde serão novamente consultadas. Dos dias úteis que o comércio será obrigado a fechar, o município resolveu antecipar os dois próximos  feriados nas comemorações do Dia da Independência do Brasil (7) de Setembro e do Dia da Criação do Estado de Mato Grosso do Sul (11) de Outubro, na tentativa de minimizar os possíveis prejuízos.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também