Chapadão do Sul/MS

LOCKDOWN com escolas e igrejas funcionando terá efeito no combate à pandemia em MS? Assunto divide opiniões

Administração estadual atendeu pedido de prefeitos e de comerciantes; restrições devem começar no domingo

O decreto estadual que colocou  43 municípios na fase cinza do programa Prosseguir seria suspenso na manhã desta sexta-feira (11). Com isso, as restrições que foram chamadas de bloqueio, por muitos, começariam somente no próximo domingo.  O governo de Mato Grosso do Sul atendeu em partes o do prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), e exigida 48 horas para que as 43 cidades do Estado que estão em classificação cinza, de fato iniciem como restrições de circulação.  

No documento a prefeitura pedia para que o Estado considere as peculiaridades de Campo Grande e que adiasse o início das restrições por três dias, para que o município obrigue as condições de se organizar para fiscalizar as medidas.

O chefe do Executivo alegou que a Capital tem mais 10 leitos médicos ao tratamento da Covid-19 no Hospital Adventista do Pênfigo, “cuja finalização está prevista para sábado (12), sendo que quatro leitos já estão em funcionamento”.

Pelo que informou ao secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, como medidas que permite somente as atividades essenciais no Estado efeito a partir do próximo domingo (13).   

A decisão de adiar o início das restrições foi tomada depois que os comerciantes pediram um prazo maior para evitar prejuízos com a venda de produtos e também de serviços para o Dia dos Namorados. Nesta semana, o contágio, que deveria cair, acelerou: há dois dias que o Estado registra mais de 3 mil casos de Covid-19 diariamente.

Anteriormente, mesmo em épocas críticas, o total de infecções não passava das 2 mil.

DECRETO SUSPENSO

O decreto estadual, que passa a valer a partir dessas 48 horas, considera 51 atividades como essenciais.  

Igrejas, academias, Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio, além de instituições de Ensino Superior e pós-graduação, estão autorizados a funcionar.  

No entanto, é obrigatório manter as medidas de biossegurança.   

Serviços de coleta de lixo, construção civil e manutenção, além de bancos e lotéricas, funcionarão.  

Em relação ao comércio, bares e restaurantes, estão autorizados a operar apenas em sistema de entrega e de acordo com o toque de recolher correspondente de seu município.  

O funcionamento de salões de beleza, feiras, atividades de turismo, áreas comuns em condomínios e compras e o comércio de bebidas alcoólicas será proibido a partir de domingo.

Na avaliação do infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Julio Croda, com 51 atividades essenciais, o decreto estadual deveria ser ainda mais restritivo.  

“Vamos depender da adesão da população, e seria preciso suspender todas as atividades presenciais. Para comparação, o decreto de lockdown em Dourados foi melhor ”, frisou.   

Segundo Croda, alguns serviços, como academias e escolas, não sujeita a promoção aberta.  

“Isso não é lockdown, são apenas medidas restritivas. No nível de transmissão que estamos, pode gerar uma estabilidade, mas uma redução importante de casos não virá em 14 dias”, assegurou o pesquisador. 

O que abre e o que fecha – Divulgação

FISCALIZAÇÃO

De acordo com o tenente-coronel da Polícia Militar, Cleder Pereira da Silva, nas próximas duas semanas, os militares vão continuar com os esforços de fiscalização e apoio ao cumprimento das medidas sanitárias.

“Todos os comandantes estão diretamente em contato com as prefeituras, para atuarmos da melhor forma possível em cada região”, reiterou. 

Por ora, Silva afirmou que não há nenhuma ação específica de fiscalização planejada para a Capital. No entanto, caso haja necessidade, o tenente-coronel afirmou que a PM dará o apoio necessário.

TRANSPORTE

Segundo o decreto estadual que valerá a partir de domingo, está autorizado nos próximos 14 dias o transporte coletivo de passageiros.

O documento permite ainda viagens intermunicipais. O uso de aplicativos de transporte e táxi também está autorizado durante o período.

Na Capital, o Consórcio Guaicurus informou que as mudanças de horário nas linhas de ônibus devem entrar em vigor na segunda-feira. 

De acordo com a última ordem de serviço disponibilizada pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), à qual o Correio do Estado teve acesso, nas linhas troncais (de integração até o centro), a última viagem nos terminais de ônibus será entre 20h e 20h10min.

Nas linhas alimentadoras (do bairro até o terminal de integração), a última volta será entre 21h05min e 21h15min. 

Nas linhas convencionais, os últimos ônibus passam pelo centro da Capital entre 20h40min e 20h45min.

Nos shoppings Campo Grande e Norte Sul Plaza, os últimos itinerários devem passar das 20h às 20h40min.

Após 21h haverá rota dinâmica, com viagens partindo da Praça Ari Coelho às 21h40min, 22h40min e 23h40min. 

“LEI SECA”

Com a brecha no decreto estadual, o comércio de bebida alcoólica poderá ser feito por delivery durante 14 dias de restrições em Mato Grosso do Sul.   

A assessoria do governo do Estado confirmou essa permissão para entrega nas cidades na bandeira cinza, mas salientou não ser permitida a compra nos supermercados, conveniências e estabelecimentos comerciais similares.

Nas demais bandeiras está autorizado.

O consumo de bebidas alcoólicas também está proibido em bares e restaurantes.

Gôndolas com bebidas alcoólicas em supermercados devem ser lacradas, haja vista que estes autorizados estão autorizados a comercializar apenas alimentos e itens de higiene.

Assine o Correio do Estado

VEJA TAMBÉM

+ Bebida alcoólica só pode ser comprada via delivery

+ Mato Grosso do Sul adia em 48 horas início de lockdown em 43 cidades, incluindo Campo Grande

Últimas notícias

01. A Pfizer pode ser aplicada a pessoas a partir de 12 anos

02. Últimas chuvas provocam mais buracos nas ruas da Capital

03. “Vossas excelências estão agindo como justiceiros”

04. Fechamento do comércio compromete varejistas

05. “Ameaça” avaliada Polícia Federal em investigação

06. Para curtir o dia dos namorados embaixo do cobertor

As Mais Lidas

01. A Pfizer pode ser aplicada a pessoas a partir de 12 anos

02. Últimas chuvas provocam mais buracos nas ruas da Capital

03. Campo Grande ultrapassa 3 mil óbitos por Covid-19

04. Campo Grande e mais 42 possiveis lockdown por 15 dias

05. Campo Grande e mais 42 municípios entram na bandeira cinza

(Fonte correiodoestado.com.br)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também