Chapadão do Sul/MS

INCÊNDIO consome milho armazenado no secador na Emacs em Chapadão do Sul. Chuva pode ajudar no rescaldo

       Até a manhã de hoje o fogo ainda consumia o milho depositado no secador da Emacs, na BR-060, em Chapadão do Sul. A chuva que cai na região fará o trabalho de rescaldo apenas porque não é possível apagar o fogo dentro de uma caixa de ferro ou concreto porque o projeto do complexo é antigo e não possibilita  – por exemplo – o trabalho com mangueiras. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 19 horas de ontem, mas certamente  a combustão deve ter começado bem antes sem que os funcionários notassem. Os trabalhos foram encerrados por volta das 2 horas da madrugada de hoje.

O Corpo de Bombeiros teve o apoio de veículos e homens da prefeitura, Iaco Agrícola e proprietários rurais das imediações.  Os secadores modernos  são construídos com projetos de segurança atualizados para estes casos de incêndio, facilitando o acesso dos bombeiros e o uso dos equipamentos como mangueiras. A manutenção também é uma prática que precisa ser atualizada para evitar acúmulos de grãos em pontos estratégicos do secador. Resíduos acumulados podem entrar em combustão espontânea.

Neste tipo incêndio não há muito o que fazer, a não ser deixar o combustível (milho) queimar até o fim. A chuva que está caindo fará gradativamente o rescaldo, o mesmo trabalho que o Corpo de Bombeiros realizou até a madrugada de hoje. O fogo causou bastante estrago no complexo de secagem e armazenamento de milho da Emacs. Ainda não há informações sobre os danos e a quantidade de milho perdida. (Foto / Ilustração)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também