Chapadão do Sul/MS

INAGURAÇÃO da “Sala Lilás” marca começo do atendimento humanizado  às mulheres vítimas de violência em Chapadão do Sul

       A inauguração da Sala Lilás marca começo do atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica em Chapadão do Sul. Crianças com direitos violados também farão parte deste público. O espaço oferece atendimento diferenciado e facilita  o acesso à justiça, incentivando denúncias de abusos. A solenidade foi realizada na tarde de ontem, na Delegacia de Polícia Civil com a assinatura do Convênio entre Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e a municipalidade.

O prefeito João Carlos Krug destacou que a Sala Lilás significa um marco nas ações de combate ao enfrentamento da violência contra mulheres e crianças. Segundo ele o Executivo, Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público elaboraram estratégias no combate a este tipo de violência.

Já o delegado Felipe Potter destacou que a Sala Lilás representa um importante avanço ao combate à Violência Doméstica. Potter enfatizou o desenvolvimento econômico de Chapadão do Sul e as implicações sociais inerentes ao progresso. A iniciativa é importante para sanar e corrigir  estas mazelas sociais.   

Coube ao vereador Vanderson Cardoso – presidente interino da Câmara de Vereadores – o discurso mais emocionante da tarde. Chorou ao lembrar do passado quando criança ter vivenciado o drama da violência doméstica em casa.  O  parlamentar é atuante e um dos mais ativos  na defesa desta causa em Chapadão do Sul. O projeto Maria da Penha do âmbito do município é de sua autoria.    

 Além do prefeito João Carlos Krug, estiveram presentes na solenidade representando o Executivo Municipal os secretários: Maria das Dores (Assistência Social), Agnes Miler (Governo), Ricardo Bannak (Infraestrutura e Projetos), Altair Trentin (Esporte, Juventude e Lazer), Junior Teixeira (Sedema) e Lucas Cabrera (Controladoria), além da psicóloga e coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Gabriela Machado e servidores principalmente da Secretaria de Assistência Social.

Representando o Legislativo Municipal os vereadores: Vanderson Cardoso, Sapo, Tucano, André dos Anjos, Profª. Almira e Alírio Bacca. Do governo do Estado o Coordenador Regional Ivan da Cruz “Xixi”, a SEJUSP pelo diretor do Departamento de Polícia do Interior, Lupérsio Degerone Lúcio e o delegado geral da Polícia Civil, Adriano Garcia. O Poder Judiciário com a juíza Titular da Segunda Vara, Dra. Bruna Tafarelo e o MPMS promotora de justiça, Dra. Fernanda Azambuja, OAB-MS, Conselho Municipal de Segurança, PM, imprensa e população em geral.

Sala Lilás

A proposta não é apenas uma sala, cujas paredes serão pintadas na cor lilás, mas um local de acolhimento da mulher e criança que passam por qualquer tipo de violência doméstica e com a segurança de que a vítima não ficará em situação de constrangimento, exposta a olhares e comentários de julgamentos.

Ao chegar à delegacia, buscando atendimento, a vítima será direcionada à Sala Lilás e lá ela fará o registro da sua ocorrência, além de receber concomitantemente o atendimento psicossocial, que será disponibilizado através da parceria feita neste momento com a Prefeitura Municipal.

A Prefeitura Municipal, como parceira do projeto, disponibilizará profissionais da psicologia e da assistência social, por meio de uma escala de sobreaviso, a disposição da Delegacia de Polícia. A Sala foi equipada mediante recursos de emenda parlamentar estadual do deputado Márcio Fernandes. 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também