Chapadão do Sul/MS

HÁ 40 ANOS – Irmã reencontra irmão após quatro décadas em Chapadão do Sul. Ivone está vindo de Eldorado

Enquanto redigimos este material de reencontro entre irmãos que há quatro décadas não se viam a aposentada Maria Ivone embarcava no Terminal Rodoviário de Campo Grande em direção a Chapadão do Sul. Ela e o irmão (Amantino Ribeiro) – que mora no município – não se viam há 40 anos. O tempo é o “senhor da razão” e – às vezes – permite que histórias pessoais sejam refeitas como um quebra-cabeças que precisa ser montado, peça por peça. A história parcial da família foi contada por Lair de Fátima Testa, a irmão mais velha, que há mais de 55 anos está sem contato com Amantino. Ela mora em Joinvile (SC) com três filhos, netos e bisnetos.


Este momento adiado por décadas da família será marcado por muitas histórias recontadas para que o passado possa ter um entendimento comum. Ivone Maria Marques está vindo de Eldorado (Sul de MS), mas a família é oriunda de Guaíra (PR). Nesta cidade começou a história de cada um dos dez irmãos cujos pais moravam numa serralheria. Uma menina faleceu ainda pequena e os demais seguiram suas vidas.

Lair de Fátima Testa – a fonte desta história – saiu de casa com 9 anos e foi trabalhar numa fazenda em Amambai (MS). O pai tinha abandonado a família e a situação ficou ainda mais difícil. Após 16 anos, já com dois filhos, reencontrou a mãe em Guaira e ficou sabendo que Amantino residia em Chapadão do Sul e um outro irmão está no Acre, cujo paradeiro é desconhecido.


Ivone Maria, a irmã que está vindo para Chapadão do Sul para rever o parente sempre se manteve por perto da mãe, a guerreira que segurou a onda dos filhos enquanto pode. Três irmãos já faleceram. Restam seis que ainda deverão protagonizar outros encontros emocionantes.
A seguir mais informações com o reencontro[

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também