Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A
Às vésperas da volta às aulas nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel regulamentou a lei federal que proíbe celulares dentro das escolas da rede. Com a publicação, fica oficialmente proibido levar aparelhos eletrônicos portáteis para escolas da rede estadual. Chapadão do Sul foi a cidade pioneira em vetar o uso dos aparelhos, antes mesmo do Governo Federal optar pela medida. A proposta foi do vereador Mika e sancionada pelo Poder Executivo no final de 2024.
Conforme a resolução da Secretaria Estadual de Educação, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (06), a proibição se aplica aos estudantes de todas as etapas da educação básica, em espaços de uso coletivo ou individual, durante o período regular e extracurricular de aulas.
O estudante que levar celulares ou tablets para a escola deverá deixá-los armazenados e desligados, em bolsa ou mochila própria, sem a possibilidade de acessá-los durante o período de aulas, assumindo a responsabilidade por eventual extravio ou dano.
PROIBIÇÃO em Chapadão do Sul
O Projeto de Lei nº 180/2024, de autoria do Vereador Mika, que “Dispõe sobre a regulamentação do uso de celulares e dispositivos tecnológicos nas unidades escolares do Município de Chapadão do Sul” promete render muita discussão entre alunos, pais e professores. Afinal, celulares e redes sociais em sala de aula causa déficit de atenção? A tecnologia deve e pode ser usada como ferramenta de trabalho em sala de aula. Mas sem regulação tira a atenção e afeta em pelo menos 20% de forma negativa nas notas finais segundo estudo da universidade americana de Harward. O projeto foi lido no plenário da Câmara de Vereadores e irá à votação na próxima sessão ordinária.
Um estudo da universidade americana de Harvard mostrou que alunos que não utilizam seus dispositivos durante as aulas têm um desempenho significativamente superior em termos de compreensão e retenção de conteúdos. Segundo o estudo as distrações digitais está ligada diretamente ao desempenho com o uso contínuo de celulares. Essa realidade pode ser vista em diversos países como nos Estados Unidos onde o levantamento aponta que o uso frequente das redes sociais durante o período escolar contribui para uma redução de 20 % nas notas finais.