Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A
O Assentamento Aroeira, em Chapadão do Sul, é um dos principais núcleos culturais de MS quando o assunto é a Folia de Reis. A comunidade mantém a festa viva entre os moradores há 17 anos. Na edição de 2025 o prefeito Walter Schlatter foi pessoalmente prestigiar o evento de manifestação folclórica, comemorativa que se caracteriza por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo. Toda a população do Aroeira é envolvida neste grande acontecimento de cunho religioso que atravessa séculos e sobrevive graças a fé e a determinação de pessoas que fixaram raízes e residem de forma abnegada no assentamento. A folia atrai pessoas de Chapadão do Sul e de outras cidades.
Segundo os organizadores Schlatter foi o primeiro prefeito a comparecer no evento. Folia de Reis, Companhia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis é uma manifestação católica, cultural e festiva. A denominação fala dos festejos entre o natal e o Dia de Reis (6 de janeiro) e diz respeito tanto ao “cortejo de pedintes, cantando versos religiosos ou humorísticos, como os autos sacros, com motivos sagrados da história de Cristo.
No Brasil refere-se sempre aos ranchos, ternos, grupos que festejam o Natal e Reis. O reisado pode ser apenas a cantoria como também possuir enredo ou série de pequeninos atos desencadeados Nestes festejos existem elementos musicais com a presença de vários instrumentos (desde acordeons, violões, violas, cavaquinhos, reco-reco, caixas, pandeiros, etc.) em que os participantes do reisado visitam as casas de porta em porta com sua cantoria, lembrando a viagem dos Reis Magos para levar ao Menino Jesus seus presentes de ouro, incenso e mirra. Esta manifestação revela a combinação de duas figuras da teologia: a epifania (como sendo a aparição ou manifestação divina, no caso a primeira manifestação de Jesus entre os gentios) e a hierofania (manifestação do sagrado em objetos, formas naturais ou pessoas); reúne, assim, elementos sagrados e profanos.
Histórico
A devoção aos chamados “Reis Magos”, ocorria em toda a Europa durante a Idade Média; isto se deveu ao traslado em 1164 para a Catedral de Colônia, na atual Alemanha, dos supostos restos mortais dos três reis como despojos de guerra por Frederico Barba-Ruiva, para onde haviam sido levados a Milão como presente da rainha Helena de Constantinopla por volta do século IV ou V.
Em Portugal sofreram esses cânticos a adição do teatro de Gil Vicente e, no Brasil, de José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, servindo de base às manifestações existentes no país conhecidas como reisados, boi-de-reis, pastorinhas, boi-de-janeiro e folia de reis. (redação e wickipedia)