Chapadão do Sul segue aprofundando as discussões sobre políticas públicas voltadas ao aumento do nível de proteção da mulher vítima de violência doméstica. A reunião da última terça-feira teve como pauta o Projeto “Paralelas – Traçando Novos Caminhos” que elabora as ações preventivas dentro desta rede proteção que objetiva romper o ciclo da violência através da imposição ao homem autor da agressão a obrigação de comparecer em grupos reflexivos e de reeducação. O município vem sendo referência em MS na execução deste importante projeto que tem à frente no Ministério Público a promotora Fernanda Proença de Azambuja em parceria com a Secretaria de Assistência Social sob o comando de Maria das Dores Zocal Krug.
Na última terça feira (10) o assunto foi tratado com por Maria das Dores Zocal Krug (anfitriã) e a coordenadora da Coordenadoria Especial da Mulher e psicóloga Gabriela Machado, em parceria com o Ministério Público de Chapadão do Sul. A convidada deste evento foi a secretária de Assistência Social, Andrea Weber e a coordenadora Especial da Mulher, Amanda Albrecht, do município de Coxim. O tema central foram as ações previstas no Projeto Paralelas.
Neste projeto os homens são acompanhados durante o período de Medida Protetiva, execução de pena por profissionais qualificados das áreas de serviço social e psicologia para a execução das atividades. O “Paralelas – Traçando Novos Caminhos”, elaborado no município pela promotora Fernanda Proença objetiva romper o ciclo da violência doméstica por meio da imposição ao homem autor de violência doméstica a obrigação de comparecer em grupos reflexivos e de reeducação.
Sobre o assunto Maria das Dores Zocal Krug destacou a importância destes intercâmbios regionais para enriquecer os debates com trocas de experiências bem sucedidas também em outros municípios. O Paralelas e a rede de atendimento em desenvolvidos em Chapadão do Sul é referência no estado. Tem como técnicas Gisela Aparecida de Quadros Pereira, Diva Maria de Souza, Lidiane Coutinho da Silva e Cassia Adriana Sanches Garcia. Participou do entro a secretária adjunta da Assistência Social Roseli Hartmann e a estagiária Gabriela Perius.
ASSÉDIO MORAL E SEXUAL – O Governo do Estado sancionou lei nº 5.699 (10 de agosto) que institui no calendário oficial de MS o “Dia Estadual de Combate ao Assédio Moral e Sexual contra Mulheres no Ambiente de Trabalho”, a ser comemorado, anualmente, no dia 2 de maio.
A propositura da lei foi feita pela Deputada Estadual Mara Caseiro, líder do governo na Assembleia Legislativa, e tem o objetivo de conscientizar, prevenir e combater atitudes abusivas, constrangimentos, intimidações e humilhações que afetem a dignidade da mulher e que violem sua liberdade sexual no ambiente laboral.
Já a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, informa que caberá ao Governo do Estado realizar ações de mobilização, seminários, palestras e rodas de conversa sobre o tema, visando conscientizar a população e empregadores sobre a importância do ambiente de trabalho saudável para todas as mulheres, informando sobre direitos e sobre mecanismos de denúncias.
O assédio no ambiente de trabalho é uma das formas mais ultrajantes de intimidação e constrangimento ao trabalhador, acontecendo na maioria das vezes silenciosamente e sem a presença de testemunhas, afetando moralmente e psicologicamente suas vítimas – em maior proporção, vítimas mulheres, o que motiva nossa atuação”, explica a subsecretária.