Lembram do “cenário lunar” ou “Queijo Suiço” da BR-060? Estão bem piores a cada dia. A informação não chega a ser uma novidade, mas proximidade com o feriado prolongado de carnaval está associado à viagens de carro em direção a Campo Grande para embarques no aeroporto ou no terminal rodoviário da Capital. Caso o cidadão não tenha um helicóptero vai precisar de muito cuidado e paciência para chegar a Campo Grande até estes dois pontos ou seguir em direção ao Pantanal pela BR-163. A alternativa que aumentaria cerca de 60 quilômetros pela MS-306 em direção a Costa Rica / Figueirão também é inviável porque a MS-436 também está intransitável.
Depois da Audiência Pública de excelente repercussão nacional promovida pela Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul o ministro da Infraestrutura e Transporte, Tarcísio Gomes de Freitas, e a Ministra da Agricultura, Teresa Cristina, se manifestaram . Informaram que o Governo Federal vai aditar o atual contrato de manutenção da BR-060 para anexar a troca de pavimento dos trechos que estão mais deteriorados. O problema está no começo do empreendimento porque está marcado para após a estação de chuvas. Até lá quem decidir encarar uma simples viagem à Capital será por conta e risco.
O descaso dos governos Federal e Estadual quanto a manutenção de rodovias deixa Chapadão do Sul praticamente “isolado” quando o assunto é a viagem em direção à Capital ou outros centros. É necessário não ter pressa para superar a buraqueira num grande trecho da BR-060 que começa logo após a Serrinha (Paraiso das Águas / Cooper) até chegar a Camapuã. (Imagem cadaminuto.com.br)