A atleta sul-chapadense, Maria Fernanda Scheer, recebeu o troféu de Melhor Atleta Feminina na categoria Mirim. A “Fera” do Tênis de Mesa joga pela equipe da Serc (Sociedade esportiva Recreativa Chapadão). A entrega do prêmio foi no dia 28 de fevereiro em Campo Grande dos “Melhores do Ano de Tênis de Mesa” de MS.
O tênis de mesa, também conhecido como pingue-pongue, é um esporte que tem uma longa história em todo o mundo, incluindo o estado do Mato Grosso do Sul. O esporte chegou ao Brasil na década de 1920, mas ainda levou um tempo para se popularizar no país.
Em Mato Grosso do Sul, o tênis de mesa começou a se desenvolver principalmente a partir da década de 1950, quando alguns clubes e associações esportivas começaram a incluir o esporte em suas atividades. Naquela época, o esporte ainda era praticado principalmente por diversão.
Nos anos seguintes começou a se profissionalizar em todo o Brasil. Em MS não foi diferente. Em 1964 foi criada a Federação Mato-Grossense do Desporto, que passou a organizar competições estaduais de tênis de mesa. Com o tempo, o esporte foi se tornando cada vez mais popular no estado e mais clubes e associações começaram a oferecer treinamentos e torneios para seus membros.
Atualmente, o tênis de mesa em MS conta com uma federação própria, a Federação de Tênis de Mesa do Estado de Mato Grosso do Sul (FTMMS), que organiza campeonatos e eventos em todo o estado. O esporte é praticado por pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos, e muitos atletas sul-mato-grossenses têm se destacado em competições nacionais e internacionais.
Alguns dos principais jogadores de tênis de mesa de MS incluem Daniel Godoi, que já representou o estado em diversas competições nacionais e internacionais, e Franciele Silva, que é uma das principais atletas femininas do estado. Além disso, a cidade de Campo Grande já sediou diversas competições importantes de tênis de mesa, incluindo a etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude em 2017 e a etapa estadual dos Jogos Escolares em 2018.
CLASSIFICAÇÃO FINAL DE 2022 – RANKING
FEMININO
PRÉ-MIRIM – Livia Kurokawa (Nipo Campo Grande)
SUPER PRÉ-MIRIM – Valentina Saravi – (Círculo Militar/Speed Pong)
MIRIM – Maria Scheer – SER Chapadão
INFANTIL – Estela Souza – SER Chapadão
JUVENIL – Caroline Brito – (Nipo Campo Grande)
ABSOLUTO – Caroline Brito (Nipo Campo Grande)
MASCULINO
PRÉ-MIRIM – Henrique Kina (Ypê/Backhand)
SUPER PRÉ-MIRIM – Edilson Teixeira (Círculo Militar/Speed Pong)
MIRIM – Leonardo Kurokawa (Nipo Campo Grande)
INFANTIL – Guilherme Matos – (Círculo Militar/Speed Pong)
JUVENIL – Thales Kinjo (Nipo Campo Grande)
ABSOLUTO – Rafael Watanabe – (Nipo Campo Grande)
VETERANO – Mário Marcio Soken (Nipo Campo Grande)
O calendário para 2023 marca a primeira competição como homenagem a Mario Morimoto um dos grandes praticantes e incentivadores da modalidade com o Troféu de Rating no dia 11 de março.