DENUNCIE no mj.gov.br/escolasegura
Uma postagem de origem ainda não identificada sobre suposto ataque contra alunos da Escola Estadual Jorge Amado gerou pânico e viralizou em redes sociais de Chapadão do Sul na manhã de hoje. O diretor do educandário (Dênis) recebeu centenas de ligações de pais assustados com a notícia.. Segundo ele trata-se de uma Faknews (notícia falsa) postada com a intenção de gerar pânico. Toda a imprensa, órgãos de segurança se dirigiram à escola para verificar a veracidade deste fato que ocorre uma semana após o assassinato de quatro crianças numa creche particular de Blumenau (SC).
O caso não é isolado em Chapadão do Sul porque estas fakesnews estão sendo disseminadas em todo o Brasil. A tecnologia que modernizou o processo de comunicação entre pessoas também é usada de forma negativa. As redes sociais são frequentadas por muitas pessoas inteligentes e com conteúdo. Neste universo muitos psicopatas e todo o tipo de criminoso também atua espalhando desinformação e pânico com notícias falsas.
Como mais uma medida para evitar novos ataques, o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou um canal de denúncia para receber informações sobre possíveis ameaças à escolas: o Escola Segura. A plataforma permite que as denúncias sejam investigadas de forma mais rápida e eficiente.
Qualquer usuário pode realizar denúncias, de maneira anônima. As informações enviadas serão mantidas sob sigilo. Ao denunciar, é importante inserir o maior número de informações possível, como forma de facilitar a análise da ocorrência.
No campo “Página da internet” o denunciante deve informar o endereço eletrônico da postagem que contenha a ameaça. No campo “Comentário”, deve ser preenchido com as informações relevantes da ocorrência, como o município, estado, escola da denúncia e mídia social de origem da ocorrência.
Em caso de emergência, deve-se entrar em contato com o 190 ou delegacia de polícia mais próxima. Os dados enviados por meio do canal serão analisados por uma equipe de 50 policiais do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Diretoria de Operações Integradas e Inteligência (Diopi), que se dedicará nos próximos dias, exclusivamente e em regime de plantão 24 horas, ao monitoramento das ameaças contra escolas na internet.
DENUNCIE no mj.gov.br/escolasegura