Chapadão do Sul/MS

ESTRADAS vicinais são duramente afetadas pelo volume de chuvas  em Chapadão do Sul.  Krug destaca trabalho intenso de recuperação dos pontos críticos

        O prefeito João Carlos Krug destacou hoje a manutenção permanente – na medida do possível – das estradas vicinais de Chapadão do Sul durante esta estação atípica de chuvas. As  áreas  que receberam recuperação preventiva também estão sendo duramente afetadas pelo excesso de água que não para de cair no município. Trechos patrolados e recuperados pela manhã ficam intransitáveis no final do dia, ponderou o prefeito.  Tradicionalmente a secretaria de Obras e Serviços realiza este serviço com recursos próprios do poder Executivo. Excepcionalmente neste as forças da natureza desfazem o  trabalho no mesmo dia após a passagem de carretas e caminhões carregados. (Foto de capa / Ilustração)

A pluviosidade com projeção histórica nesta safra 2022/2023 em Chapadão do Sul e região marcaram recordes jamais vistos com medições corriqueiras acima de 120 mm.  A vicinal que passa logo após o portal da UFMS – por exemplo – foi totalmente revitalizada pela Secretaria de Obras há cerca de três meses. O serviço foi elogiado pela classe produtiva que usa a via para escoamento da produção de grãos e gado. Apesar disso a chuva torrencial das últimas semanas  causou poças que represam a água. Durante a safra carretas e bitrens carregados deverão criam trilheiros diários.

Equipes de trabalhadores da secretaria de Obras e serviços trabalham sem parar e vão resolvendo os gargalos dos pontos mais críticos. A colheita vem sendo feita nas janelas de tempo seco e algumas propriedades já enfrentam problemas após a maturação dos grãos de soja. O trabalho fitossanitário também teve mudanças na sua aplicação devido  ao excesso de água. Apesar deste cenário que tira o sono dos produtores a projeção é de nova safra recorde na região dos Chapadões.

Neste espaço geográfico estão inseridos pequenos, médios e grandes produtores.   O mês de outubro foi bom para a implantação da cultura da soja com pequeno atraso em algumas fazendas em relação ao ano passado. Não chega a afetar a segunda safra de milho. No mês de novembro a precipitação foi bem abaixo da média e depois se estabeleceu até o momento acima do esperado

As colheitas, bem como implantação da segunda safra com milho estão sendo feitas de maneira mais intensa a partir da segunda quinzena de janeiro em diante. As condições climáticas são fatores importantes para desfecho final da atividade agrícola (colheita)

Futuramente alguns trechos de estradas rurais de Chapadão do Sul receberão cobertura asfáltica. O prefeito João Carlos Krug fez esta projeção em março do ano passado após levantamento técnico produzido pela Secretaria de Obras que avalia a trafegabilidade. Pontos críticos e de difícil acesso segue sendo mapeados . As estradas rurais também terão o acréscimo de pelo menos mais 5 quilômetros para fomentar a produção agrícola em áreas que hoje não possuem condições de trafegabilidade. Este investimento será com recursos próprios do município e executando pela própria prefeitura.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também