Chapadão do Sul/MS

ESPÍRITO Esportivo marcou a abertura dos Jogos Interescolares em Chapadão do Sul com acendimento da Tocha Olímpica

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular? Mande um OI para (67) 999681617

ENTRAR NO GRUPO de notícias

https://chat.whatsapp.com/HRWputJNL1UJPuYEJ9ivBq

       A abertura dos Jogos Interescolares em – alto estilo – é sempre marcante para a juventude em Chapadão do Sul. Alguns serão atletas ou profissionais renomados no futuro, mas estão vivendo um momento especial que é muito valorizado pela área de Esporte e Educação do município. Ontem não foi diferente com uma grande solenidade marcada pelo acendimento da Tocha Olímpica que representa a força do esporte há milênios. Autoridades municipais, professores, atletas e um grande público comparecem no Ginásio Municipal Carlos Archilla .

Os Jogos Interescolares têm por finalidade aumentar a participação dos alunos em atividades esportivas nas Instituições de Ensino, públicas e privadas de Chapadão do Sul. Promove a ampla mobilização estudantil em várias modalidades. Chapadão do Sul é hoje uma das cidades mais importantes no cenário esportivo de MS com conquistas nos planos estadual e nacional, vários atletas sendo monitorados para integrar a seleção brasileira juvenil de Handebol e Vôlei.   

Ao educar o jovem por meio da prática desportiva escolar estamos cada vez mais difundindo e reforçando a construção da cidadania e dos valores do esporte. Direcionando para a construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, cultura da paz e fair-play. Por intermédio das atividades desportivas, crianças e jovens constroem valores, conceitos, socializam-se e vivendo  a melhor realidade possível.    

Chapadão do Sul ganhou destaque e respeito no meio esportivo de MS por proporcionar um excelente ambiente  para os atletas. Material esportivo de primeira linha, transporte, escolinhas e professores capacitados. Participa de competições estaduais e nacionais o ano todo com atletas sempre focados e em excelente forma física.

TOCHA OLÍMPICA

Precisamos voltar alguns milênios. Por volta do século VIII a.C, os gregos acreditavam que o fogo era algo divino, mantinham acesa uma chama em reverência a mulher de Zeus, Hera. Com isso, em 1928, nos jogos de Amsterdã, resgatou-se para Era Moderna esse costume e o transformou em uma homenagem a Grécia da Antiguidade, uma pira permaneceu acesa durante todo o evento.

O primeiro revezamento da tocha Olímpica aconteceu no ano de 1936, em Berlim, com 3 mil participantes. Entretanto, sua valorização sucedeu apenas em 1948, na edição dos jogos de Londres. Acesa em Atenas, a tocha passou de mão em mão até acender o fogo em tributo a mitologia grega.

A ideia do revezamento surgiu em referência ao mensageiro que percorria todas as cidades-estados da Grécia Antiga, para anunciar o início dos jogos e estabelecer uma trégua, durante a competição, dos conflitos existentes. Qualquer batalha em curso era paralisada com um mês de antecedência aos jogos até seu término. Motivo pelo qual a chama Olímpica representa a paz entre os povos.

Sem quebrar as tradições gregas, mulheres vestidas com roupas e acessórios similares a sacerdotisas, comandam o espetáculo, com o auxílio dos raios solares e um espelho em formato côncavo, conhecido antigamente como skaphia, a chama é acesa diante do templo de Hera. Realizado aproximadamente 90 dias de antecedência das competições, este ritual deu início em 1952, em Helsinque, e perpetua do mesmo modo, nos Jogos Olímpicos de Verão como nos de Inverno.

Voltando agora para o século XXI, onde espectadores do mundo inteiro acompanham este acontecimento milenar, a tocha é acesa em Olímpia, transportada por diferentes cidades até chegar em Atenas. Em seguida, parte para seu país sede, percorre os principais pontos turísticos e concretiza o início das Olimpíadas após acender a grande pira, na cerimônia de abertura.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também