Chapadão do Sul/MS

Equipe de médicos e técnicos que participaram de cirurgia por videolaparoscopia foram homenageados em Chapadão do sul

       Além da eleição da Mesa Diretora para 2022, o ponto alto  da sessão de ontem foi a Moção de Aplausos aos médicos e técnicos da Secretaria de Saúde que realizaram uma cirurgia de videolaparoscopia com profissionais de Chapadão do Sul. A proposição foi da presidente da Casa, Alline Tontini, com o apoio dos nove vereadores. A solenidade contou com as presenças  do anestesiologista Victor Breitenbachi , o cirurgião Guilherme Grechinsky e Graciela  Reghelin (Técnica de Enfermagem), Larissa Oliveira (Enfermeira) e Daiane Ratzlaff (Técnica de Enfermagem e Instrumentadora).

Alline Tontini destacou a realizações de duas operações cirúrgicas por videolaparoscopia realizados em Chapadão do Sul. O procedimento atende a crescente demanda na saúde pública da cidade e acaba com a “ambulancioterapia” no envio de pacientes para Campo Grande. A aquisição do equipamento é oriundo de Emenda Impositiva colocada à disposição dos parlamentares após empenho da vereadora nesta modalidade de destinaçao de verba.  É um equipamento de valor elevado adquirido por este mecanismo e indicação dos ex-vereadores Elton Silva, Toninho Assunção, Paulo Lupatini, Alírio Bacca e Alline Tontini.

A técnica evita grandes cortes cirúrgicos no corpo do paciente e permite ações invasivas por um único furo onde é introduzido a micro câmera que permite um olhar interno pelo médico. A videolaparoscopia é uma técnica que realiza procedimentos com o auxílio de uma câmera ligada a uma ótica que é introduzida através da parede abdominal e os órgãos são manipulados por pinças utilizadas pelo cirurgião.

O suporte mais importante à saúde pública de Chapadão do Sul vem sendo dado pelo Poder Legislativo ao longo dos anos. A Emenda Impositiva é uma verba carimbada que obriga o Poder Executivo a comprar somente o item escolhido pelos vereadores.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também