Chapadão do Sul/MS

ENQUANTO os adultos sujam as crianças limpam. Parque Ecológico foi idealizado para ser um “pulmão verde” em Chapadão do Sul 

Aos poucos o Parque Ecológico de Chapadão do Sul vai ganhando forma com um verde radiante revigorado pela estação de chuvas. Já é um local aprazível e será ainda mais bonito no futuro com a chegada de mais pássaros, criação de trilhas a um laboratório ao ar livre para alunos. Apesar disso uma parcela da população ainda teima em jogar lixo em ruas, avenidas e também nesta bela área verde. No último final de semana a Técnica em Meio Ambiente Jaqueline Portes pegou seu filho e outras crianças para fazer um mutirão de limpeza no local. Ela é uma das idealizadoras deste projeto ambiental e quem plantou as mudas cultivadas no Viveiro Municipal e coletadas na região com a ajuda de funcionários  da secretaria de Obras.

É bacana ver crianças coletando garrafas de cerveja, sacos plásticos e até pneus descartados por adultos numa local de lazer e ambientalmente correto, criado para pessoas civilizadas. As fotos retratam a dura realidade da necessidade de investimento pesado em campanhas de conscientização  e mais rigor na legislação que mexa no bolso daqueles que descartam lixo em vias públicas. Infelizmente é a dura realidade de Chapadão do Sul, uma cidade com vocação ao agronegócio e serviços que ainda abriga pessoas descomprometidas com a educação ambiental.

A cada postagem as árvores estão maiores, diversificadas e o ambiente cada vez mais aprazível.  Alunos são levados para passear num local voltado à preservação do  meio ambiente que será parte de suas vidas no futuro, quando os pais já não estiverem mais aqui. Trata-se de um legado cuja iniciativa merece ser destacada em meio ao desenvolvimento econômico e social inerente à todas as cidades que crescem sem deixar um espaço para árvores e animais.

Falta muito para sua conclusão, mas a natureza  segue seu fazendo sua parte no crescimento das mais de 2,5 mil mudas de árvores nativas distribuídas no local. Já é possível ver pássaros e logo o bioma se completará de forma harmônica. Madeiras retiradas de vários pontos da cidade foram transformadas em bancos ecologicamente reaproveitados. Funcionários prefeitura seguem trabalhando na formatação de uma ideia que um dia será realidade.   O “Pulmão Verde” vem sendo construído há mais de 5 anos na Rua F (Bairro esperança).  

MAIS DE 2,5 MIL MUDAS – O trabalho é contínuo e mais de duas mil plantas frutíferas e floríferas – todas nativas – foram colocadas numa área de excelente localização e futuro santuário natural da cidade.  À medida que as cidades se expandem a questão ambiental ganha mais força, estando presente em debates  da sociedade tal qual o desenvolvimento econômico, a desigualdade social, a sustentabilidade, entre outros. O grande questionamento que fica em Chapadão do Sul é o fato de pessoas ainda jogarem lixo nas ruas da cidade onde moram. Literalmente seria como descartar entulhos na sala enquanto se fala em construir um Parque Ecológico destinado a melhorar a qualidade  de vida de todos.              

Árvores nativas do Parque Ecológico:

*Annona coricea (Araticum);

*Aspidosperma Tomentosum (Peroba do Cerrado)

*Brosimum gaudichaudii (Mama de cadela)

*Dimorphandra mollis (Mama de cadela)

*Caryocar brasiliense (Pequi)

*Qualea grandiflora (Pau terra)

*Caesalpinia echinata (Pau brasil)

*Ticouchina granulosa (Quaresmeira)

*Tabebuia róseo alba (Ipê branco)

*Tabebuia chrysotricha (Ipê amarelo)

*Handroanthus impetiginosus (Ipê Roxo)

*Psidium guajava (Goiabeira)

*Plinia cauliflora (Jabuticabeira)

*Eugenia uniflora (Pitangueira)

*Manginifera indica (Mangueira)

*Ayagrus romanzoffiana (Jerivá)

*Bixa orelhana (urucum)

*Hancornia speciosa (Mangaba)

*Anadenanthera macrocarpa (Angico)

*Hymenaea courbaril (Jatoba)

*Balbourodendron riedelianum (Guatambu)

*Annona muricata (Graviola)

*Nectandra megapotamica (Canelinha)

*Stryphmodendron (Barbatimão)

*Xylopia emarginata (Pindaíba)

*Attalea gearensis (Indaiá)  

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também