RECEBA as notícias do chapadensenews.com.br no celular
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A
A Associação de Moradores do Bairro Esperança será o local do encontro que terá como pauta o CTN (Centro de Tradições Nordestinas) em Chapadão do Sul no dia 21 de dezembro. A confraternização terá comida grátis aos participantes (levar partos e talheres). O cardápio será arroz, carne, mandioca, vinagrete, refrigerantes e cuscuz. O avento contará com palestra e música nordestina (Veja o cartaz com o cronograma). A imigração nordestina em Chapadão do Sul é a de maior relevância na atualidade. São brasileiros que chegaram ao município em busca de novas oportunidades e a realização de sonhos. É uma gigantesca força de trabalho que move cidade em todos os setores da economia, principalmente no agronegócio.
Mesmo longe de suas respectivas cidades cultivam suas tradições e costumes. A criação do CTN (Centro de Tradições Nordestinas) é um sonho antigo daqueles que saíram dos estados nordestinos em busca de uma vida melhor. O radialista Chico Pensador está hoje à frente deste projeto. A entidade já existe no papel e tem o nome de “Asa Braca” em homenagem a Luiz Gonzaga, ícone cultural em todo o Nordeste.
A primeira iniciativa de criação do “CTN Asa Branca” se deu em 2021 através do mantenedor da Fachasul, Wilton Paulino. O primeiro encontro oficial para discutir o assunto foi no CTG Cultivando a Tradição, entidade acostumada em preservar as tradições e a história de seu povo sulista. A ideia de reeditar a saga nordestina com um espaço próprio nasceu dentro da Fachasul. Esta ideia nunca morreu e agora começa a tomar uma direção de forma mais abrangente sob o ponto de vista legal.
É perceptível nas ruas de Chapadão do Sul a força do sotaque nordestino na economia, política e na cultura. A região com o maior número de estados (9) foi o ponto de partida de milhares de imigrantes que escolheram o município como a “Terra Prometida” capaz de proporcionar uma nova história com final feliz na vida daqueles que deixaram familiares e amigos em busca de novos horizontes. Passados mais de 30 anos do pioneirismo sulista – ligado à produção agrícola e a pecuária – foi necessário a mão de obra dos nordestinos para manter máquinas e grandes complexos industriais operando 24 horas.
CTN – O Centro de Tradições Nordestinas é o local de encontro da Comunidade Nordestina residente fora de sua região. é um espaço social, cultural e de lazer onde os imigrantes se sentem literalmente em casa, como se estivessem em seus estados. O CTN não é apenas um local de shows de forró e lazer. Se o brasileiro já é conhecido como um povo feliz o nordestino tem ainda a fama de ser um povo que gosta de festas e animação. Isso é o que não falta num CTN
NORDESTE – A região Nordeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. Possui área equivalente à da Mongólia ou do estado do Amazonas, população equivalente à da Itália e um IDH médio, próximo ao de El Salvador. Em comparação com as outras regiões brasileiras, tem o terceiro maior território, o segundo maior colégio eleitoral, o menor IDH e o terceiro maior PIB (em 2009).



