Chapadão do Sul/MS

EMPREENDEDORISMO – Com Metodologia da ONU, EMPRETEC foi realizado pelo Sebrae em Chapadão do Sul

      A Sedema (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), em parceria com Sebrae/MS e Associação Comercial, realizou de 8 a 13 de agosto, na Fachasul, o maior curso de empreendedorismo da América Latina. O Empretec contou com carga horaria de 60 horas.

O Empretec é uma metodologia desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas), ministrada no Brasil com exclusividade pelo Sebrae. Os participantes estudaram e praticaram a campo as dez características do comportamento empreendedor, as chamadas CCE’S, que segundo a ONU, são comprovadamente praticadas pelos maiores empreendedores de sucesso no mundo.

Foram seis dias de imersão total onde os participantes vivenciaram o empreendedorismo ao extremo, aplicando conhecimentos, aperfeiçoando suas habilidades de negociação e gestão, ampliando as chances de sucesso no mundo dos negócios.

Uma das principais atividades realizadas foi a criação de uma empresa fictícia chamada empresa CRIA, onde os participantes tiveram que criar uma empresa real, que trouxesse inovação e sair pela cidade vendendo seus produtos ou serviços para comprovar que a ideia de negócio era viável. A equipe vencedora da atividade foi a Mr. Flip Flop, que comercializou chinelos personalizados e foi composta pelos integrantes: Maikel, Itamar, Fernando e Tatiana. A empresa movimentou mais de R$ 11 mil em apenas uma semana.

Segundo Itamar Miotto, gestor da Gráfica Mais Brasil, e um dos participantes da Mr. Flip Flop, o Empretec trouxe características e comportamentos empreendedores de extrema importância, para aplicar no dia a dia. “Antes de fazer o Empretec, só havia recebido informações positivas sobre o curso e elas realmente se confirmaram! Foi muito importante trabalhar e relembrar características de comportamento empreendedor, as quais pude colocar em prática durante o curso, e desenvolvê-las juntamente com meus sócios da empresa CRIA. E graças a grande sinergia entre mim, e meus sócios, tivemos sucesso nessa atividade, sendo a empresa vencedora do curso” finaliza.

Outra atividade de destaque no seminário, foi o Livro dos Selos, que tinha como objetivo praticar os comportamentos empreendedores ensinados durante o curso, e descrevê-los no livro, a cada comportamento praticado, o participante acumularia um selo se validado pelos instrutores do Empretec. A vencedora da atividade foi Luzia Leite, gestora do Hangar67.

De acordo com Luiza, o curso foi de extrema importância e possibilitou enxergar melhorias a serem implantadas em sua empresa. “O Empretec é uma imersão fantástica! Para mim foi muito importante, me permitiu identificar meus pontos fortes como empreendedora, essa visão possibilitou enxergar como eu posso melhorar a minha empresa e torná-la mais eficiente e rentável.  Também me ajudou a identificar as inúmeras possibilidades de novos negócios em um município tão promissor como Chapadão do sul.  A Equipe de facilitadores são muito atenciosos e dinâmicos, deram a cada participante uma atenção especial. Espero que mais pessoas possam viver essa experiência única em breve!” pontua a empresária.

Este curso integra o plano municipal de qualificação e gestão criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA.

Mais informações sobre os treinamentos, podem ser obtidas através dos telefones (67) 3562-1641 ou ainda através do WhatsApp, pelo número (67) 9-9618-3431.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também