“Em casa” pode ser um termo que defina o atual momento da missionária sul-chapadense Lú Santo que chegou em Guiné Bissau (África) ontem e já começou a trabalhar em projetos sociais e ações de cunho humanitário num país paupérrimo marcado pela miséria. Há um ano começou a tocar o projeto “Nutrição com Amor” que alimenta – principalmente – centenas de crianças com graves problemas nutricionais. A ação é a base da manutenção da saúde dos pequenos na comunidade.
Lú Santos trabalha com a ajuda de parceiros de Chapadão do Sul, do Brasil e de outros países que confiam nas ações por ela desenvolvidas. Na área de educação tem uma excelente iniciativa de alfabetização de pessoas, no caso mulheres que trabalham na colheita e plantio de arroz e produção de sal durante o dia.
Quando saem do trabalho vão para a sala de aula onde aprenderem a ler e escrever. Nesta comunidade também foi instalado um laboratório de tratamento de Malária, doença que mata mais que a Covid-19 em guiné Bissau. Só perde para os efeitos da fome num continente marcado por conflitos armados.