Chapadão do Sul/MS

“É OURO nos esportes e na luta pela vida”!!! Professora Alessandra sempre nadou para vencer obstáculos

        A carismática professora de natação da Rede Municipal de Ensino de Chapadão do Sul, Alessandra Vanessa Schweter Dutra, foi um dos currículos que mais impressionaram os assistentes da entrega da “Comenda Professor Comprometido”, entregue na Câmara de Vereadores na Noite de ontem. A honraria foi proposta pelo vereador Emerson Willians (Sapo), companheiro de gestão e o parlamentar que reconheceu sua saga pessoal e a qualidade do trabalho profissional como educadora. Ela ensina a nadar nas piscinas e tornou-se modelo de como superar obstáculos como a luta contra o câncer e os ensinamentos que esta batalha agrega à vida daqueles que superaram a doença.  

       Alessandra  nasceu em Andradina (SP) em 20 de Abril de 1972. É a caçula de uma família humilde composta por de três irmãos. Sempre gostou muito de esportes, não faltava às aulas de Educação Física nem mesmo em dias chuvosos. Cursou a Escola Superior de Educação Física de Andradina. Comemora duas datas importantes em 2022 como os 25 anos de formada na área de Educação de Física e 50 de idade!

Seu perfil tem paixões como Cristo, Música, Crianças, Cachorros, Chocolate e Coca-cola… rsrsrs. Trabalhou no Andradina Tênis Clube onde se apaixonou pela Natação. Com a frase: “Olhar com paixão e ensinar com coração”, revelou seu amor pela Natação. Ensinou  muitas crianças,  jovens e adultos a arte de nadar.

Trouxe a modalidade para Chapadão do Sul em fevereiro de 2001 na academia Well Sport da família Andrade. Também atuou no Colégio Atenas como professora e coordenadora da educação infantil. Coordenou as aulas no Centro Aquático Municipal de Chapadão do Sul  desde 2005 onde participou de várias competições com seus atletas.

Integrou como técnica 5 vezes a seleção estadual de natação em competições a nível nacional em jogos escolares por várias cidades do Brasil. Foi técnica da  equipe masculina da seleção brasileira de natação nos Jogos Sul Americanos escolares em 2015 em Assunção, no Paraguai quando o Brasil sagrou-se Vice-Campeão na modalidade.

Atualmente trabalha no administrativo da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, no Ginásio Municipal Carlos Archilha após descobrir o câncer de mama, doença que enfrentou e venceu.  “Em 16 de Maio de 2019 Cheguei ao fim do tratamento do câncer de mama”, destacou Alessandra

“Relato de uma  vencedora”!

      A doença que ainda é cheia de estigmas e preconceitos, me fez aceitar mudanças no meu visual, no meu corpo e na minha mente. Ninguém que sobrevive a uma batalha como essa chega ao final do tratamento da mesma forma que começou.

Aprendi a agradecer mais do que pedir, e quando peço algo, me lembro que milhares de pessoas nesse país não tem o acolhimento, o respeito e a oportunidade de receber um tratamento como eu tive, agradeço a Deus esse privilégio e peço por todos que enfrentam esse tratamento.

Tive o apoio e o respeito de uma Equipe Médica incrível:

Dr. Rafael Perdomo, meu Mastologista

Dr. André Marques e sua equipe da Oncologia

Equipe da Fisioterapia Drs .Suelem,Guilherme e Marly Garcia

Dr. Rubem e toda a equipe da Radioterapia

Técnicos, enfermeiros e recepcionistas, enfim todos os funcionários do hospital de Amor/ Unidade de Jales, vocês são pessoas e profissionais incríveis!

Agradeço ao Meu esposo Rogério, minha família, amigos, irmãos de fé que estiveram comigo e oraram por mim! Alunos e alunas que me ajudaram… a minha igreja IPI de Chapadão do Sul , a casa de apoio ao paciente com câncer da IPB de Jales e os novos amigos irmãos em Cristo..

Aos que estiveram próximos, agradeço porque souberam entender meu silêncio, meu jeito bruto as vezes , e algumas poucas lágrimas… Sei que houve dias bons e dias ruins…mas com toda certeza houve Deus em todos eles!!!e como disse minha mãe com toda sua sabedoria…os dias bons passam…os maus também filha!

Tenho certeza que não sou mais a mesma, ainda bem! Rsrsr

Toda cicatriz representa um aprendizado, por isso tenho orgulho da minha…

Essa cicatriz que eu tenho faz de mim quem eu sou…

Vencedor não é aquele que sempre vence, mas sim aquele que nunca para de lutar!

Devemos sorrir mesmo triste, levantar mesmo após cair, ser sempre assim: feliz, persistente e acima de tudo: forte!

Sou guerreira sim, venci um câncer e continuo mulher.

Digo a vocês: “Se você se cansar aprenda a descansar e não a desistir…”

Gratidão por todas as vezes que Deus cuidou de mim, acalmou meu coração e tranquilizou a minha alma…Obrigada meu Amigo Espírito Santo!

Não duvide da sua força, não deixe que essa doença possa parecer maior do que toda a história que você já escreveu;

O câncer é apenas um capítulo ,talvez um pouco triste da sua vida, mas tenha certeza que o próximo capítulo será de muita superação e gratidão a Deus!

Siga em frente! Nos momentos silenciosos ore a Deus ,

nos momentos dolorosos Adore a Deus; Nos momentos difíceis confie em Deus, e em todos os momentos agradeça a Deus!

E lembre-se : Não desista, alguém pode estar se inspirando em você!”

Segue em acompanhamento periódicos. Participa também de atendimento na rede feminina de combate ao câncer em Chapadão do Sul, onde é fundamental para sua qualidade de vida. Faz hidroginástica na escola  H2O com uma turma de amigas.

É cristã evangélica  e afirma que sua vida é totalmente dirigida pela vontade de Deus em todos os sentidos. Os princípios: Deus, pátria, família e liberdade estão intrínsecos em sua vida. É casada com Rogério Messias Dutra há 5 anos, e apesar de não terem  filhos ,estão em construção de um relacionamento sólido e feliz. Acredita que Deus não une pessoas, mas sim propósitos.

Agradece a todas as pessoas que fazem parte de sua história de vida: família , amigos e colegas.  

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também