O deputado federal Marcos Pollon foi uma das atrações políticas da Tecnoagro 2023 na manhã de hoje, em Chapadão do Sul. também é um dos principais críticos do Governo Federal no tratamento das questões armamentistas. Foi o candidato de votação mais expressiva no município com 4.259 votos (31,60%). O parlamentar destacou que tem uma “dívida de gratidão impagável” com a cidade, a primeira a receber uma Emenda de sua autoria. Conseguiu captar R$ 3 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional e destinou R$ 1,5 milhão para Chapadão do Sul, com intermediação do vereador Mika.
Marcos Pollon enfatizou que sua campanha não teve apoio de governos e Mika foi o único vereador de MS que “abraçou” seu projeto parlamentar. Em Chapadão do Sul Pollon recebeu apoio massivo de profissionais de vários setores, principalmente do agronegócio. Em agradecimento aos seus eleitores no município Pollon cancelou a agenda na Câmara Federal, em Brasília, para atender o convite feito pelo presidente da Fundação Chapadão, Hilton Henricshen, e prestigiar a maior Feira de Tecnologia voltada ao agronegócio de MS.
“Chapadão do Sul só ganhará comigo”, disse o deputado sobre a visita do vereador Mika em seu gabinete ontem (15). A liberação de outros recursos para a infraestrutura do município já estão sendo articuladas, pontuou Pollon. Ele trabalha para organizar uma base forte no município e região, onde também obteve excelente votação . Apesar de debutar na política o deputado começa a se destacar em temas de extremo interesse à sociedade sul-mato-grossense como a “novela” da duplicação da BR-163 que não sai do papel.
DUPLICAÇÃO DA BR-163

A decisão de prorrogar o contrato por mais dois anos, sem a obrigação de duplicação e a falta de transparência nos valores arrecadados, foi alvo de críticas de Marcos Pollon. Solicitou ao Presidente da Câmara Moção de Repúdio e encaminhou ofício à ANTT e Ministro do Transportes solicitando a rápida apuração dos valores do pedágio e um novo processo de licitação.
O deputado fez um requerimento ao Presidente da Câmara para aprovação de Moção de Repúdio contra a CCR Via MS que “abandonou os investimentos os quais se obrigou a cumprir, causando prejuízos significativos à população e aos negócios que dependem desse modal para escoar a produção da região. Dessa maneira, em mais de 8 anos administrando a concessão da rodovia, entregou menos de 15% do que prometeu, sendo a sua pachorra um verdadeiro fiasco. Nesse ritmo, a duplicação da BR estaria concluída em 54 anos (24 anos a mais do que o prazo estipulado em contrato)”, criticou Pollon.
Para o deputado, “a CCR MS Via prestou um enorme desfavor à população sul-mato-grossense que assiste as recorrentes notícias de acidentes que acontecem rotineiramente pelas intervenções mal feitas na rodovia, enquanto paga por um pedágio caro, como caso recente quando quatro amigas perderam a vida em um trecho da rodovia que já devia estar duplicado e outras duas pessoas ficaram feridas”.
Pollon solicitou ao Ministro dos Transportes, Renan Filho, informações sobre a destinação dos recursos arrecadados pela CCR MS Via e sobre o processo de relicitação que está em andamento na ANTT e, também, sobre o prazo para conclusão da duplicação completa do trecho. A rodovia tem uma importância estratégica significativa, principal rota de escoamento da safra do estado de Mato Grosso do Sul, além de turismo, comércio, negócios, e o mínimo é que haja transparência nos contratos públicos e nas licitações em andamento. “A nova relicitação da BR-163 é, portanto, crucial para garantir uma logística eficiente, reduzir custos e aumentar a capacidade de transporte da rodovia. Há mais de 3 anos temos pagado por um pedágio caro que não gera nenhum retorno à população”, frisou. (redação e assessoria)