O óleo diesel aumentou R$ 0,10 por litro na madrugada de hoje e pegou de surpresa as revendas em Chapadão do Sul. O valor é repassado ao consumidor final que é o produtor que opera no agronegócio do município e região nesta complexa cadeia de majorações que o produto vem sofrendo nos últimos anos. Não foi feito um comunicado prévio sobre mais este aumento neste mercado livre, norteado pela câmbio internacional.
A Petrobrás acaba parando o bombeamento porque não tem o produto para atender prontamente a demanda. As distribuidoras importam o diesel já com preço elevado, fazem o mix (mistura) e tabelam com critérios nem sempre comunicados porque este mercado é quem dita as regras da regulação.
As maiores distribuidoras do mercado brasileiro são a Ipiranga, Raizen, Shell e Vibra. São elas que aumentam de acordo com o valor do produto comprado no mercado internacional. O preço acaba pressionando a Petrobras que também é obrigada a acompanhar o percentual para não ter prejuízo. Na prática os consumidores pagarão dois aumentos: “O das refinarias e o da Estatal que deve se adequar à majoração”.
Certamente os caminhoneiros também sentirão no bolso os próximos movimentos deste mercado que não consegue manter a estabilidade nos preços. O agronegócio depende do diesel para movimentar a gigantesca frota de máquinas para colher e plantar em Chapadão do Sul, região e nos demais estados brasileiros. Estes usuários pagarão a conta. (foto Globo Rural)