Um internauta de Chapadão do Sul enviou uma reportagem que destaca alunos do Nordeste que obtiveram Nota Mil no Enem 2021. Cerca de oito entre os dez melhores são nordestinos. Durante a semana uma advogada foi exonerada da OAB de Uberlândia (MG). Ela postou vídeo dizendo que ‘não vai mais alimentar quem vive de migalhas’. Flávia Aparecida Rodrigues Moraes era vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, pediu licença do cargo. Sua exoneração foi confirmada pelo presidente da ordem logo a seguir.
O tema xenofobia ganhou mais espaço na mídia nacional após o primeiro turno das eleições e a preferência da população do Nordeste por um dos candidatos a presidente que disputa o segundo turno. Apesar do senso comum que Brasil é cordial a discriminação é latente. O xenofobismo contra os nordestinos nem é mais subentendido. Algumas pessoas como a advogada chega a postar esta mácula em redes sociais.
Não é raro encontrar brasileiros que entendam que os habitantes do nordeste são uma sub raça ou, em última análise, um povo miserável sob todos os aspectos, inclusive desinformado. Aversão e discriminação a pessoas de outras raças, culturas, crenças e grupos é crime. O xenofóbico se julga diferente e a partir disso o mesmo desenvolve o preconceito contra quem sua mente doentia achar que deve. Afinal, quem não tem um parente ou amigo nordestino?
NORDESTINOS são destaque no Enem
Oito das 10 redações que tiraram nota mil no Enem 2021 são de estudantes do Nordeste. O balanço divulgado pelo Inep mostra ainda que as outras duas notas máximas são de Goiás e a outra de um estado da região Sudeste. O tema proposto da prova realizada no final do no ano passado foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. A prova de redação vai de 0 a 1000 pontos e tem caráter eliminatório para quem busca acesso à uma instituição de ensino. A nota de corte é de 300 pontos.
Pernambuco
A estudante fez o Enem em 2018 para entrar em Biomedicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na época, ela atingiu 840 na redação. Já em 2021, decidiu trocar de curso, e por isso, precisou fazer a prova novamente. Além de Fernanda, as estudantes Daiane Souza e Giovanna Dias também tiveram mil na redação. A curiosidade é que as três estudantes no mesmo cursinho pré-vestibular.
Ceará
A cearense Cássia Caroline Aguiar, 18, garante que nunca considerou a dissertação seu ponto forte. Contudo, a estudante também fez história e está no seleto grupo das redações perfeitas.
Rio Grande do Norte
Já a potiguar Evely Aparecida Silva Lima, de 20 anos é filha de agricultores e oriunda de escola pública. Ela mora numa localidade conhecida como Sítio Arapuá, na zona rural de Lagoa de Velhos, município a cerca de 95 quilômetros da capital Natal, e diz que estudava cerca de seis horas por dia.
Bahia
E na Bahia mais três estudantes cravaram mil na redação. Dois deles são de Salvador e um de Feira de Santana. A estudante Alice Souza, 18, prestou o exame pela segunda vez e pretende cursar medicina. Ela veio de Feira para Salvador para cursar o último ano do Ensino Médio em uma escola particular da capital baiana.
O soteropolitano Geismar Samis, 24, o segundo baiano nota mil, faz Enem desde 2012 como ‘treineiro’ e não pretende usar a nota para ingressar em faculdade alguma. “Faço Enem todo ano, ‘na bruxa’, para testar, sem nenhuma preparação. É um jeito de atualizar o conhecimento e manter a prática”, diz.
E por fim, Pedro Macedo, que não quis dar entrevista.
Fonte redação e Redação do NE9, com a Agência Brasil, G1/CE, G1/RN e Correio 24 horas
FONTE https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2022/10/06/defensoria-publica-propoe-acao-de-r-100-mil-contra-advogada-de-uberlandia-que-fez-declaracao-xenofobica-contra-nordestinos.ghtml
FONTE https://www.ne9.com.br/nordeste-tem-oito-das-10-redacoes-nota-mil-do-enem-veja-onde-foi/