Chapadão do Sul/MS

DIA DO GAÚCHO – Inviolável “Conquistas que orgulham hoje e sempre”.

 20 de setembro é comemorado o ‘Dia do Gaúcho’. A data celebra a Revolução Farroupilha, uma guerra que durou dez anos de 1835 à 1845, travada entre o Estado e o Império Brasileiro motiva pela economia, pelo preço do charque e injustiças sociais. Questões históricas à parte e polêmicas, esse povo tem como característica ser hospitaleiro, guerreiro, objetivo, irônico e muito batalhador.  Gaúchos colonizaram vários estados brasileiros, principalmente o Centro Oeste. Chapadão do Sul também é uma das cidades que tiveram o braço forte de sulistas do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. A empresa de Monitoramento Eletrônico Inviolável escolheu uma bela imagem para homenagear a data em Chapadão do Sul com a frase “Conquistas que orgulham hoje e sempre”.    

O povo gaúcho tem orgulho do seu Estado, de ter nascido no Rio Grande do Sul e das tradições. Mas em Chapadão do Sul também tem vários gaúchos pioneiros e seus descendentes que mantém vivo as tradições como o chimarrão, música, arte  e a paixão pelos Grêmio ou o Inter. Claro que o churrasco é um dos principais atrativos culinários que aproximam pessoas de todas as querências.   

2. Dicionário Gauchês!

Você sabe o que significa  ‘peleia’, ou ‘barbaridade’, ‘guri’? Quem tem um amigo ou amiga gaúcha para chamar de seu já está acostumado a escutar certas expressões bem características desse povo. Aprenda algumas palavras gaúchas e seus significados!  

“BAH” : interjeição que vale para quase TUDO! É, claro, dependendo da entonação, pode ser usado como: surpresa, rejeição, raiva, medo, alegria, aprovação e até admiração!  

“BARBARIDADE”: designa admiração, espanto, surpresa, estupefação!  

“TCHÊ”: é uma interjeição exclamativa para chamar a atenção de alguém. Tem quem acredite que “tchê” significa “cara”, mas é muito mais intenso que isso: “tchê” significa “bah, cara!”. 

“TRI”: uma versão minimalista, adaptada pela geração Y, do antigo “tri legal”, que caiu em desuso nos anos 1990

“CAPAZ: significa imagina. Na prática, o  exclamativo “capaz!” significa “não precisa” ou “não se preocupe“. Enquanto isso, dizer “bem capaz” significa “não” e dizer “capaz que não” significa “sim“. Entendeu?

“SE ARRIAR”: significa tirar sarro, fazer graça

“PELEIA”: significa briga, disputa

“GURI”: menino, garoto

“GURIA’: menino, menina  

3. Chimarrão

Você já deve ter visto eles com a cuia e a térmica em todos os momentos: praia, serra, aniversário, jogos de futebol, trabalho, dia ou noite, inverno ou verão e etc. Sabe porquê? Essa é a bebida tradicional dos gaúchos!

E entenda: se bebe quente, é amarga e não, você não pode tomar só um golinho. E nem ouse perguntar se pode colocar açúcar, tchê!

4. Clássico GRENAL

Ah, se você é gaúcho, então você torce para o (Grêmio ou Inter). Sim, no futebol no Rio Grande do Sul, tem uma grande disputa entre clubes: Grêmio ou Internacional. Tem outros times como Juventude, Caxias… mas o Estado se divide mesmo nesta ‘peleia’ entre os dois! E o grito de guerra nos estádios é bem bairrista: “Ah! eu sou gaúcho”.

5. Churrasco é um evento, não uma refeição.

Não é novidade para ninguém que o churrasco é o prato típico do Rio Grande do Sul. Mas ele não é só uma refeição, ele é um evento lá pelos pagos.  A tradição gaúcha remete ao companheirismo, à confraternização, ou seja é aquele momento de reunir família, amigos e as pessoas mais queridas. É o momento de comer devagar e sem pressa. 

Além da carne, o que não pode faltar no “churras” dos gaúchos? Aquela salada clássica de maionese e também aquela polentinha! 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também