Costa Rica é a única cidade de MS no mapa do Rally dos Sertões em comemoração ao Bicentenário da Independência e a maior competição contra o relógio do mundo para. O anúncio foi feito na noite de terça-feira no Museu do Ipiranga (SP). A prova vai passar pelas cinco regiões do Brasil, de 26/08 a 10/09 com 7.216 kms com todos os trechos cronometrados. Também é uma oportunidade ímpar de conhecer as belezas naturais do municípios no topo do turismo da região centro Oeste do Brasil. Os competidores e membros da organização ficarão quatro dias em Costa Rica.

O maior Sertões de todos os tempos: 15 dias, 5 regiões do país, 8 estados (PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA) e 14 cidades. Tradicionalmente o Sertões tem 8 dias, portanto a edição de 30 anos será o dobro de dias para cruzar o país. Será o maior desafio para homens e máquinas, levados ao limite extremo. A Largada está prevista para as Cataratas do Iguaçu (PR) e a chegada no mar de Salinópolis (PA)
Uma edição histórica! Um rally do tamanho do Brasil. O maior de todos! Será o maior rally do mundo em trechos cronometrados; o maior rally de todos os 29 anos da história do Sertões, um tributo ao Brasil! O preparo físico e psicológico será fundamental, mas em compensação aqueles que cruzarem a linha de chegada poderão celebrar a maior glória da história do Sertões.

O dia de descanso será em Palmas (TO). A caravana ficará um dia na Região Sul (PR); um dia na Sudeste (SP); quatro dias na Centro Oeste (MS e MT); quatro dias na Nordeste (PI e MA); e cinco dias na Norte (TO e PA). A prova contará com oito especiais totalmente inéditas e a maior de todos os tempos – 601km contra o relógio – que acontece na 6ª. Etapa, no Mato Grosso, no trecho entre Barra do Garças e São Felix do Araguaia. Até então a maior especial do Sertões foi disputada em 2019, no Jalapão, com 535km.

A 10ª etapa é a única em formato de laço, ou seja, os competidores largam e chegam no mesmo lugar, em Bom Jesus do Piauí, passando pelos Cânions do Viana. E as etapas Maratona, na qual os competidores não contam com apoio mecânico, perfazem um total de 914 km. Largada e chegada acontecem em locais inéditos. Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, abre a competição. O local está em total consonância com uma das missões do Sertões, de promover tesouros da natureza, principalmente num ano tão especial.

Além do que, a cidade faz parte da Tríplice Fronteira com Argentina e Paraguai. E tem história no Sertões: marcou o fim da prova de 2015. Mantendo a tradição, a chegada será no mar, em Salinópolis (PA). Das 29 edições, apenas em 6 delas o Sertões não terminou no mar. Com a maior extensão em três décadas de disputa, a Dunas Race, organizadora do Sertões, criou duas provas à parte para quem não puder fazer o percurso completo: Sertões Sul e Sertões Norte. O primeiro, de 26/8 a 3/9, com um prólogo e sete etapas e término em Palmas (TO). De onde parte o segundo, também com sete etapas. Serão três em um.

“O Sertões tem como objetivo revelar um Brasil que poucos brasileiros conhecem, através do esporte e de experiências em lugares fascinantes. É sinônimo de aventura e orbita nos sonhos de muitas pessoas. Trabalhamos muito para chegar até aqui e é motivo de muito orgulho poder anunciar esse super roteiro, o maior do mundo! Vamos fazer um tributo ao nosso país.”
REPORTAGEM COMPLETA NO LINK ABAIXO