Chapadão do Sul/MS

COSTA RICA – Região se mobiliza   contra mosquito da Dengue. Mutirão recolheu 47 caminhões de entulhos  

         As ações do arrastão para exterminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti em Costa Rica foram bem sucedidas. Ao todo foram retirados 47 caminhões de entulhos (possíveis criadouros) de residências e vias públicas, uma ação realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde – Departamento de Vigilância em Saúde e Controle de Vetores.

A ação contra proliferação do mosquito transmissor da dengue, chicungunya e zika vírus percorreu todos os bairros do município e a Comunidade da Lage eliminando os focos do mosquito e também em todas as saídas da cidade, onde a limpeza foi reforçada.

Conforme o prefeito Cleverson Alves dos Santos, este é o segundo arrastão realizado na cidade, uma intervenção rápida e precoce para evitar possíveis epidemias, consideradas os grandes desafios da saúde pública.

“Além das ações promovidas pelo Governo Municipal, é fundamental a colaboração contínua de toda a população no combate à dengue, chikungunya e zika vírus, mantendo os quintais sempre limpos e não deixando água parada”, reforça o gestor.

O secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, agradece toda população pela receptividade que os agentes de combate a endemias tiveram e ressalta que o objetivo do arrastão  é manter o índice de infestação do Aedes aegypti abaixo de 1% diminuindo o risco de epidemias dessas doenças.

De acordo com o coordenador de Controle de Vetores Geandro Almeida dos Santos, durante o arrastão varios moradores foram notificados devido ao grande acúmulo de lixo nos quintais  e alerta que todos os proprietários que forem reincidentes serão multados conforme Lei Municipal 1.232 de 08 de maio de 2015 e encaminhados ao Ministério Público.

 “A principal forma e prevenção de combate ao mosquito transmissor, é eliminar os criadouros, de forma coletiva. Portanto, os proprietários precisam tirar um tempinho para fazer a limpeza do seu quintal, caixa d’água e calhas e eliminar entulhos e qualquer objeto que possa acumular água, afastando também a possibilidade de multa”, justifica.

De 1º de janeiro até agora, Costa Rica teve 149 notificações de dengue, com 65 casos confirmados e nenhuma morte foi registrada

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também