O Encontro Estadual de Gestores Municipais de MS, cujo presidente é o secretário de Educação de Chapadão do Sul, Guerino Périus, foi marcado por uma palestra motivacional do “Corretor de sonhos” David Valente. Ele é cantor, compositor, músico, arranjador e produtor musical portador de uma deficiência físico-motora congênita (Artrogripose) que o impossibilita de usar suas mãos. Usa os pés para tocar o teclado. David é bastante atuante nas redes sociais e sua história tem tudo a ver com a educação e suas dificuldades para superar barreiras no ensino no Brasil e no MS.
Já o “Encontro Estadual de Acolhimento 2023 para Dirigentes Municipais em Educação”, organizado pela UNDIME-MS (União dos Dirigentes Municipais em Educação de Mato Grosso do Sul” tratou de temas relevantes para a educação do estado. Entre os participantes estava o secretário de Estado de Educação, professor Hélio Daher, e titulares da pasta das cidades integradas à UNDIME-MS, gestores e técnicos educacionais dos municípios sul-mato-grossenses.
A programação, aberta às 8 horas, tinha na programação palestras técnicas, atualização e capacitação de gestão pública educacional para o ano de 2023. A diretora-presidente da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação Básica do Mato Grosso do Sul (FADEB-MS), professora Maria Cecília Amêndola da Motta discorreu sobre os avanços na educação básica e o trabalho de fortalecimento de toda a rede educacional em todos os âmbitos.
Também palestraram os facilitadores Carlos Eduardo Sanches e David Valente, com vasto currículo na gestão de pessoas no âmbito coletivo da Educação, e ainda Guilherme Davõa abordando sobre a “Autorresponsabilidade: qual papel além do profissional?”. O evento prepara o retorno das aulas em todas as redes municipais de ensino no Estado.





