Na última hora, o candidato ao Governo, Capitão Contar (PRTB), desistiu de enfrentar o adversário Eduardo Riedel (PSDB) em debate marcado para a noite de ontem segunda-feira (17). A assessoria de imprensa do deputado estadual informou apenas que, em nota, mais tarde, apresentará os motivos. Momentos antes do começo o debate era marcado por grande expectativa. Milhares de internautas esperavam on-line o início da apresentação de propostas
O candidato tucano chegou cedo na sede do Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Mato Grosso do Sul), onde aconteceria o confronto. Ele também confirmou a participação em todos os debates e sabatinas marcados para a campanha do 2º turno.
Para Riedel, é uma questão de respeito. “É preciso respeitar o eleitor. O debate é oportunidade de demonstrar quem está preparado, onde o eleitor pode comparar e definir seu voto. Além de respeito para com os veículos de imprensa, que lançam mão de toda uma logística e infraestrutura para organização dos debates, eles são uma excelente oportunidade de apresentar à sociedade nossas propostas para um novo futuro para Mato Grosso do Sul”, afirma.
Contar cumpriu agenda na região norte do Estado (Coxim e Rio Verde) na segunda-feira. Contudo, o primeiro debate do 2º turno, organizado pelo Jornal Midiamax, estava marcado com bastante antecedência. O veículo manteve a transmissão ao vivo com Riedel apenas.
O cancelamento da participação do militar já foi parar até em coluna de política nacional. Lauro Jardim, do Jornal O Globo, avaliou que Contar adotou “a mesma estratégia de Tarcísio de Freitas, em São Paulo”. Na quarta-feira (19), será a vez do debate promovido pelo SBT/MS e Portal Topmídianews.
As campanhas no plano nacional e as estaduais estão sendo marcadas por ataques pessoais. Este mesmo comportamento é verificado em redes sociais, principalmente no whatsapp onde as pessoas de enfrentam com ofensas na defesa de seus políticos preferidos. Pouco conteúdo marcam estas redes. Os grupos são de esquerda ou direta. Os membros – invariavelmente – não aceitam o contraditório e seus administradores removem aqueles que não comungam com a mesma ideia. Neste momento os leitores de Eduardo Riedel estão usando os canais para tripudiarem do Capitão Contar que não quis debater com o adversário.