As obras do novo Paço Municipal de Chapadão do Sul – em construção desde março de 2019 – estão em fase de acabamento. A inauguração está prevista para o final de junho. O “Abelhão ou Colmeia” são apelidos simpáticos que já foram dados ao maior complexo público administrativo já construído no município. Não é uma obra faraônica, mas necessária para dar mais agilidade na gestão com a proximidade das secretarias concentradas numa único local e baixar custos dos aluguéis pagos pela prefeitura como no caso do atual Paço Municipal. O prédio pertence a categoria de “edificações inteligentes” e marca uma nova geração de engenharia civil na cidade.
Contará com recursos tecnológicos e de sustentabilidade inimagináveis há alguns anos como tetos solares que produzirão a própria energia e fornecerá à escolas, cisternas para captar água na estação de chuvas para uso diário em banheiros, limpeza e jardinagem.
A forma adotada para o edifício com modulação por célula hexagonal (colmeia) independente permite a redução da incidência do sol em determinadas horas do dia e ventilação cruzada com grandes aberturas de circulação do ar. O edifício tem 17 células totalmente destinadas ao atendimento do cidadão, cada uma com 235m² sem paredes fixas (concreto ou alvenarias). O layout pode ser alterado de acordo com a melhor ocupação. Três células serão destinadas como depósito.
O prédio esta sendo construído em uma parceria entre Prefeitura e Câmara Municipal através de recursos por meio da devolução do duodécimo. È uma das obras mais relevantes dos últimos anos. Trará uma economia significativa aos cofres do município que hoje despende mais de R$ 450 mil em alugueis todos os anos. O Investimento ultrapassa a casa dos R$ 8 milhões. O prédio será sede de todas as secretárias municipais e facilitará a população todos serviços num único local. O projeto ainda conta com estacionamento, elevador e uma fonte de água no saguão central.