Chapadão do Sul/MS

CIVISMO na plenitude marcou encerramento do projeto “Câmara Vai à Escola” em Chapadão do Sul

       O Projeto “Câmara Vai à Escola” teve a edição de 2022 encerrada oficialmente na noite da última sexta-feira. É uma das iniciativas de inclusão politica mais importantes da Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul porque envolveu estudantes das redes pública e privada de ensino de Chapadão do Sul.  A solenidade contou com as presenças do prefeito João Carlos Krug, vereadores, representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria comunidade escolar, familiares e professores. Depois da entrega dos certificados foi servido um jantar aos convidados.

Sobre o sucesso do projeto o presidente da Câmara de Vereadores, André dos Anjos, destacou que a iniciativa teve amplo apoio da sociedade e de seus poderes representativos. Foi uma excelente oportunidade de resgatar o interesse pela política – na prática – por alunos, professores e os familiares dos envolvidos. André dos Anjos foi o autor do projeto que fomentou o sentimento cívico na rede escolar do município. Esta foi uma ideia que veio para ficar no calendário de eventos especiais do Poder Legislativo, destacou o presidente.

Os alunos trouxeram sugestões de melhorias pedagógicas e estruturais nas escolas. Também de manifestaram sobre questões do cotidiano da como a melhoria na coleta de lixo, mais rigor na fiscalização das pessoas que descartam entulhos nas ruas da cidade e outras questões pontuais. Na solenidade foi apresentado um documentário sobre todos os processos de desenvolvimento do projeto nas escolas do município.

O prefeito João Carlos Krug enfatizou a importância do desenvolvimento desse projeto. Ressaltou que “Vendo a magnitude e a adesão, sem dúvidas é de se inspirar, pois proporciona mais conhecimento sobre a política aos alunos”. Krug é um dos políticos mais experientes de MS e profundo conhecedor dos meandros políticos na gestão pública ou no exercício dos mandatos dos vereadores. Para ele a geração de estudantes que participou do projeto “Câmara vai a Escola” terá “outro olhar” sobre questões sociais que antes passariam despercebidas.

Depois de percorrer todas as escolas da rede municipal, estadual e particulares de Chapadão do Sul o Projeto “Câmara vai à Escola” realizou o encerramento em Brasília com a presença de todos os estudantes representantes de cada escola.   Uma comitiva formada por 15 alunos, quatro representantes da Secretaria de Educação, dois servidores da Câmara Municipal e ainda quatro pais sorteados, estiveram em Brasília entre os dias 2 e 5 de agosto. Eles conheceram um pouco da história do Brasil e da política nacional em visita à vários pontos históricos e culturais da cidade.

Os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Congresso Nacional e  Câmara dos Deputados onde acompanharam uma Sessão. Foram dias intensos de muitas visitas e aprendizado. Também  estiveram  no Memorial Juscelino Kubitschek.  Por se tratar de uma visita sem fins políticos e/ou partidários, os alunos não se encontraram com nenhum parlamentar, mas tiveram a oportunidade de conhecer todos os processos que envolvem os três poderes da república.

Como parte do cronograma foram recebidos no Tribunal de Justiça do Distrito Federal pelo Juiz Federal Dr. Fábio Francisco Esteves, magistrado sul-chapadense que fez questão de palestrar aos alunos sobre os processos que envolvem a magistratura. Destacou sobre sua história de vida, exemplo para todos os alunos.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também