Chapadão do Sul/MS

CIRURGIA com videolaparoscopia na rede pública de saúde de Chapadão do Sul foi destacada por Alline Tontini

     A presidente da Câmara de Vereadores, Alline Tontini, destacou a realizações de duas operações cirúrgicas por videolaparoscopia realizados na última sexta-feira em Chapadão do Sul. O procedimento atende a crescente demanda na saúde pública de Chapadão do Sul e acaba com a “ambulancioterapia” no envio de pacientes para Campo Grande. O equipamento é fruto de Emenda Impositiva colocada à disposição dos parlamentares após empenho pessoal da vereadora nesta modalidade de destinaçao de verba.  É um equipamento de valor elevado adquirido por este mecanismo e indicação dos ex-vereadores Elton Silva, Toninho Assunção, Paulo Lupatini, Alírio Bacca e a atual presidente da Câmara (Alline Tontini).

A notícia ainda não teve a devida repercussão na mídia, mas o procedimento moderniza e abre o leque de opções da saúde pública no município. As duas operações foram realizadas pelos médicos Guilherme e Viktor. Segundo Alline Tontini a técnica evita grandes cortes cirúrgicos no corpo do paciente e permite ações invasivas por um único furo onde é introduzido a micro câmera que permite um olhar interno pelo médico.    

É a cirurgia minimamente invasiva do abdômen e seus órgãos internos. A videolaparoscopia é uma técnica que realiza procedimentos com o auxílio de uma câmera ligada a uma ótica que é introduzida através da parede abdominal e os órgãos são manipulados por pinças utilizadas pelo cirurgião.

Segundo a presidente o objetivo do vereador é potencializar a saúde pública do município com material e equipamentos que otimizem o atendimento à população. Alinne Tontini destacou que no ano passado foi pedida a compra de um aparelho de mamografia cujo custo é elevado, acima dos R$ 500 mil. Como este equipamento está disponível em Costa Rica e possui atendimento regionalizado o investimento em vídeolaparoscopia foi o mais acertado.  

O suporte mais importante à saúde pública de Chapadão do Sul vem sendo dado pelo Poder Legislativo ao longo dos anos. A Emenda Impositiva é uma verba carimbada que obriga o Poder Executivo a comprar somente o item escolhido pelos vereadores. Alline Totine também destacou  projetos importantes como a Cidade Vigiada cujos moradores com câmeras adequadas ajudam na segurança da cidade e ainda recebem descontos no PTU

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também