A aluna Letícia Portigliotti – do colégio Maper – teve excelente desempenho no uso da tribuna do Poder Legislativo durante espaço de cinco minutos concedidos dentro do Projeto “Câmara Vai à Escola”. Ela discorreu com desenvoltura sobre temas altamente relevantes como pavimentação asfáltica da rua Vinte e Quatro e a continuidade das obras na avenida Vinte e Dois. A estudante também levou demandas que precisam ser consideradas como a construção de lombo faixas e revitalização no entorno do Parque Ecològico como a iluminação. A retirada do lixo num terreno público ao lado da escola também esteve na pauta.
Letícia Portigliotti também destacou outros temas de alta relevância com extrema maturidade e desenvoltura. O resultado de sua explanação retrata o sucesso do Projeto “Câmara vai à Escola” cujo piloto se deu no Colégio Maper. A estrutura funcional do Poder Legislativo começa a ser levada às escolas das redes pública e privada para a discussão de temas relacionados à cidadania e as atribuições dos três poderes da esfera de governo Federal, Estadual e Municipal no Brasil. Os trabalhos foram acompanhados pela pela diretora Luceni Maran.
A iniciativa de número 1307/2022 foi do presidente André dos Anjos com o apoio do demais colegas de bancada. Segundo o presidente cada escola vai eleger um delegado que usará a tribuna nas sessões da Câmara de Vereadores para falar sobre o projeto e sua importância. A ideia é excelente porque jovens normalmente não se interessam sobre os assuntos de suas comunidades e dificilmente comparecem às sessões da Câmara de Vereadores, onde são discutidos temas relevantes que afetam a vida de todos os cidadãos.
Os alunos estão tendo oportunidade de conhecer mais sobre as funções do Poder Legislativo. A principal delas é legislar criando leis para melhorar o funcionamento estrutural da sociedade. Também há outras deliberações importantes com a função de agente político do parlamentar que atua como uma espécie de guardião da sociedade. Suas atribuições não se limitam às sessões da Câmara. Ele deve estar disponível para ver o ouvir permanentemente as demandas da comunidade, conhecer todos os problemas e propor soluções viáveis.


