Foto principal da Família Cecatto com a primeira colheitadeira de grãos. Moderna para a época
A saga da Família Cecatto está registrada no Livro “Os Pioneiros”, escrito pela professora Ana Maria Laurindo Lorenzon. Era início da década de 70. Tempos difíceis para todos os sulistas que se aventuraram no Centro Oeste do Brasil em busca de novas oportunidades. O marido de Wanda Cecatto (Guerino Cecatto) chegou na área que futuramente seria Chapadão do Sul em 1972 para comprar 600 hectares de terra e logo a seguir trouxe a esposa e os filhos (Gervásio, Egmar, Luiz, Inês, Maria, Jaime, Vilson, Clenir e Célio). Não tinha luz ou água encanada. Para lavar roupas as filhas iam até o Pasto Ruim para limpá-las enquanto o pai e os rapazes tentavam furar um poço artesiano.
A família criava galinhas, porcos ovelhas e vacas leiteiras para ter proteína. Vendiam leite para custear as despesas. Era muito difícil conseguir financiamento do Banco do Brasil em outra região porque as estradas eram ruins e demorava dois dias para chegar ao destino. A solidão era imensa devido às distâncias e sempre que podiam visitavam um vizinho como Dona Mercedes Krug (In Memorian). Em 1975 conseguiram a primeira colheitadeira e os irmãos de Guerino Cecatto vieram com as famílias para a região.

Uma das primeiras missas foi realizada na propriedade com o frei Hermonge do Distrito de Costa Rica. Em 1980 Guerino foi a Campo Grande com Venturino Coletto e Augusto Krug (In Memorian) em busca de custeio para a safra 80/81. Já Wanda Cecatto nasceu no dia 30 de dezembro de 1930, na cidade de Santo Augusto (RS), filha de Josefa Paraginsky e Tadeu Paraginsky. Teve nove filhos com Guerino Cecatto, (dois falecidos), 13 netos e 13 bisnetos.
Wanda acompanhou a saga do marido e filhos e chegou num caminhão. Adquiriram terras e iniciaram o plantio de grãos. Ele e o esposo ajudaram a construir a primeira igreja, Paróquia São Pedro Apostolo, tiveram participação na construção do CTG, Clube Paineira, entre outras colaborações, foram membros fundamentais da emancipação de Chapadão do Sul.

Foto das Bodas de Ouro de Guerino e Wanda Cecatto em 2021 com filhos, netos e outros familiares
Participaram ativamente das primeiras festas do município através das arrecadações como também, com mão de Obra. Atualmente Wanda reside na Fazenda Alvorada, com seus filhos netos e bisnetos, Wanda juntamente com sua família são membros atuante no cultivo de grãos. Guarda na memória uma bela história que retrata a história do pioneirismo dos sulistas que ajudaram o então povoado se tornar a “Capital Agrícola” de MS.
A família sempre foi humilde e nunca teve o reconhecimento merecido. Agradecem a iniciativa e a homenagem, em especial, do presidente da Câmara, André dos Anjos pela indicação.
