Chapadão do Sul/MS

CHOVEU cerca de 70 mm em Chapadão do Sul. Cidade segue na rota dos temporais até segunda-feira    

      Moradores de Chapadão do Sul passaram a semana apreensivos com a possibilidade de temporais, tempestades de areia acompanhadas por ventos violentos. Estes fenômenos ocorreram com grande poder de destruição em várias cidades. Apesar disso a meteorologia mantém a cidade no mapa de tempestades nesta segunda-feira. Na madrugada de hoje choveu 70mm, sem ventos fortes e excelente para o agronegócio. Neste boletim meteorológico que parecia catastrófico não teve uma telha quebrada ou árvore caída em Chapadão do Sul até o momento. Mas é bom não comemorar nas próximas 48 horas. (Foto principal ginásio de Paranhos destruído pelo vento)

Apesar disso a meteorologia trouxe novo mapa com alertas de tempestade e chuva intensa em Mato Grosso do Sul. Os avisos têm validade até às 10 horas desta segunda-feira. Para nove cidades o alerta é duplo: tanto de tempestade quanto chuva forte. Nesta lista, aparecem Água Clara, Aquidauana, Brasilândia, Corguinho, Corumbá, Jaraguari, Ribas do Rio Pardo, Rochedo e Três Lagoas.

A previsão é de chuva forte (até 100 milímetros por dia), ventos intensos (de 60 km/h a 100 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para previsão de tempestade em outros 18 municípios:  Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria e Sonora.

Outros 20 municípios, incluindo Campo Grande, tem alerta de chuva intensa. A precipitação pode chegar a 50 milímetros, com ventos de 40 km/h a 60 km/h. Nestas cidades, o Inmet aponta baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O aviso de chuva intensa é válido também para Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Dois Irmãos do Buriti, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sidrolândia e Terenos. Bastante castigada por temporais na tarde de sábado, a região do Cone Sul agora está livre dos alertas da meteorologia. (redação e campograndenews.com.br)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também