Chapadão do Sul/MS

CHEGOU a hora dos semáforos em Chapadão do Sul? Rotatórias ainda são recomendadas por especialistas no momento

         Segue a polêmica em relação à colocação de semáforos em determinados pontos de Chapadão do Sul para a sincronização de passagens de veículos. Especialistas em trânsito ouvidos ao longo dos anos são quase unânimes em relação à rotatória pela capacidade de dar fluência ao trânsito, inclusive na Hora do Rusch (Pique) que causa congestionamentos.  VEJA ABAIXO vídeo que mostra as diferenças entre a Rotatória e o Semáforo no escoamento em qualquer horário em cidades de médio porte.

De nada adianta investir em equipamentos modernos, montagem de dispendioso Centro de Controle Operacional (o tão famoso CCO), monitoramento por câmeras via cabo de fibra ótica ou frequência usada pelo telefone celular etc. se não houver, por trás disso tudo, uma grande estrutura de Educação no Trânsito e usá-la para tal fim e também ser integrada ao órgão de segurança local.

O mundo estuda a melhor forma de eliminar o semáforo em determinados locais para melhorar a fluidez enquanto que aqui no nosso país, o estudo é feito para colocá-los.  Há casos – como os grandes centros – em que o semáforo é necessário. Há outros onde a rotatória é a solução para manter o fluxo em movimento contínuo minimizando o tempo, combustível e poluição.  

Em Chapadão do Sul – todos os anos – são feitas indicações neste sentido. A última delas foi do vereador Vanderson Cardoso solicitando a implantação de semáforos nos cruzamentos das principais Avenidas do município.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também