Chapadão do Sul/MS

Chapadão do Sul recebe mil doses de Vacina contra Influenza e continua vacinação em todas ESF’S

A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Saúde, informa a população sul-chapadense que o município recebeu o quantitativo de mil imunizantes contra a Influenza, popularmente conhecida como gripe. Os imunizantes foram distribuídos em todas as seis ESF’s do município e continuará vacinando toda a população sul-chapadense a partir de 06 meses. Só não podem receber os imunizantes quem foi vacinado contra a COVID-19 em um período de 15 dias.

Os ESF’s atendem de segunda a sexta-feira das  7h às 11h e das 13h as 17h. Vacine-se.

Importância de ser imunizado contra a Influenza

Gripes podem ter desdobramentos graves, como complicações respiratórias, que demandam necessidade de pronto-atendimento e internação. Numa crise pandêmica, com os hospitais lotados, a vacinação contra Influenza reduz o risco de que pessoas com sintomas gripais precisem recorrer a hospitais em decorrência de agravamento da doença. Neste sentido, é correto afirmar que a vacinação contra Influenza, além de reduzir a incidência de casos de gripe, contribui para evitar sobrecarga hospitalar.

Como os sintomas gripais causados pelo Influenza podem ser confundidos com sintomas de Covid-19, a vacinação contribui para facilitar o diagnóstico por exclusão.

O Vírus Influenza pode sobrecarregar e enfraquecer o sistema respiratório, tornando o indivíduo mais vulnerável para complicações do Coronavírus, caso contraia Covid-19 simultaneamente com a Gripe. Até mesmo um quadro anterior de gripe pode deixar o organismo temporariamente mais debilitado, abrindo portas para que o paciente possa ser mais afetado pela ação do Coronavírus, caso venha a contraí-lo.

Outras Vacinas

O município de Chapadão do Sul também tem disponível na Rede Pública de Saúde diversas outras vacinas contra Febre amarela, difteria, tétano, coqueluche, sarampo, caxumba, rubéola, meningite ACWY (adolescentes) HPV (adolescentes) hepatite B, e outras do calendário infantil até 2 anos de idade e outras, por isso, principalmente para crianças e adolescentes é necessário fazer o acompanhamento de todos os imunizantes, para também não ressurgir doenças já consideradas erradicadas.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também