Chapadão do Sul foi a segunda cidade do MS a assinar a parceria com o Sebrae para o “Ecossistema Local de Inovação” ou o “Inovadão” como está sendo chamado. A solenidade foi realizada no Centro de Convivência do Idoso (Conviver), na noite de ontem (terça-feira) com as presenças de dirigentes parceiros de vários setores e técnicos do Sebrae. A prefeitura – através da Sedema – cedeu as instalações para a criação de “ Incubadoras de Empresas” dentro da Filosofia de buscas constantes da Inovação. Serão envolvidos todos os setores como comércio, serviços, agronegócio e outros através dos seus segmentos tecnológicos e o sistema financeiro local com linhas de crédito.
O “Inovadão” pretende criar um ambiente favorável para transformar ideias de negócios em empresas viáveis, baseadas na tecnologia. Nesta perspectiva a Pantanal Incubadora Mista de Empresas (PIME / AGINOVA / UFMS) buscará garantir um ambiente de Coworking. Trata-se de fornecer serviço de suporte compartilhado para reduzir custos operacionais, apoio, aconselhamento empresarial e profissional para que os empreendedores incubados possam acessar uma rede interna e externa de especialistas e investidores.
O PIME / AGINOVA / UFMS se colocará à disposição da população para promover o desenvolvimento econômico local através do estímulo ao empreendedorismo inovador. Sobre o assunto, o prefeito João Carlos Krug destacou que Chapadão do Sul ingressou no patamar de cidade de porte médio e precisará de muita Inovação como diferencial em serviços, nas políticas públicas e em toda sua cadeia produtiva.
Segundo Krug os processos que conhecemos hoje mudam com extrema rapidez e “precisamos estar à frente no processo de inovar para seguirmos como referencial e competitivos”. Durante o evento algumas lideranças citaram a perspectiva de amostragem do IBGE que projeta uma população de cerca de 40 mil pessoas no próximo Censo.
O evento foi marcado por temas técnicos dos representantes de cada setor. O “Inovadão” começa a dar os primeiros passos com o objetivo de unir empresas, instituições de apoio, organizações não governamentais, instituições científicas, tecnológicas e de inovação, num movimento que objetiva alavancar e fortalecer o Ecossistema local de Inovação em Chapadão do Sul.
Todos os representantes assinaram o Pacto pela Inovação em Chapadão do Sul. As entidades signatárias do Pacto formaram a “Governança Provisória do Ecossistema Local” que estará à frente deste momento embrionário na criação de novo cenários econômicos e sociais no município.






































