Uma arara da espécie Canindé atropelada na MS-306 foi levado no quartel do Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul. O companheiro morreu e o animal sobrevivente foi examinado por um médico veterinário. Não há informações sobre o seu estado clínico, Deverá ser transferida para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande para completar o tratamento com profissionais especializados. Caso sobreviva será reintroduzida ao seu habitat com outras de sua espécie. Segundo a literatura estas aves formam casais definitivos,não se separam até a morte e tem a marca da lealdade com o companheiro.

Elas são sempre vistas aos pares trocando carícias, convivendo em conjunto, sejam pousados em um galho ou ainda desfilando em um voo pelo céu. Apresentam diferentes tamanhos, cantos e cores, mas tem sempre o mesmo “semblante”, assim são os psitacídeos, aves que pertencem à família Psitaccidae e se destacam pela inteligência, beleza, carisma e claro, por demonstrarem afeto aos parceiros.
Não é à toa que as araras, periquitos e papagaios são os personagens principais do Dia dos Namorados da natureza, afinal essas espécies vivem rigorosamente em casais e são o símbolo da fidelidade. Uma vez que um casal de psitacídeo se encontra e se reproduz, eles ficam juntos pelo resto da vida. É importante ressaltar que essas aves possuem uma vida longa se comparada a outras espécies, as aves maiores podem viver até 50 anos.
E o amor é tanto entre eles que se torna notório a qualquer observador. Uma característica comum dessas aves são as trocas diárias de carinho, momento em que um indivíduo acaricia a cabeça e pescoço do outro, ou, arrumam mutuamente as penas. Entre as 87 espécies diferentes de psitacídeos que ocorrem no Brasil é possível notar, na grande maioria, a parceria e companheirismo que existe entre os casais.
Um casal de araras, por exemplo, demonstra afetividade ao lamber a face do companheiro, e também com outros gestos pequenos, como a do macho alimentar a fêmea no período de reprodução. São belos exemplos do reino animal aos humanos como a fidelidade e a lealdade.
