Chapadão do Sul/MS

CASA de Mentoria promoveu jantar para agradecer aos colaboradores. “Devemos celebrar Cristo somente no Natal”?

RECEBA as notícias do chapadensenews.com.br no celular

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A

         Na celebração do Natal fala-se muito no nascimento de Jesus Cristo, Anjos,  Reis Magos e a mística Estrela. Tudo isso é muito bacana  e eleva ainda mais o espírito natalino entre os homens. Mas para Deus, na sua infinita sabedoria, nada é óbvio. Sempre nos coloca fatos e acontecimentos que exigem profunda reflexão e entendimento. Uma destas passagens era o fato dos pastores daquela época serem pessoas marginalizadas, pouco apreciadas. Viviam junto com os animais, separados do convívio humano e considerados impuros pela sociedade dominante. Ninguém jamais os convidaria para visitar um recém-nascido. Mas foi para estes pastores que apareceu o anjo do Senhor para transmitir a grande notícia do nascimento de Jesus Cristo.  

A narrativa destaca um contraste social, que é visto até os dias atuais. O assunto foi destacado pelo pastor Marcos kopeska da Igreja IPI (Igreja Presbiteriana Independente) na noite de sábado, durante a confraternização da Casa de Mentoria, uma entidade que se destaca por ações sociais que estão fazendo a diferença na vida de muitas pessoas em Chapadão do Sul. Kopesca tem o “Dom da Palavra” é um excelente orador. Citou a questões da discriminação dos pastores e também a data natalina. Segundo ele, a adoração a Jesus Cristo vai muito além do Natal e deve ser incorporada e compartilhada em nossas vidas todos os dias.

Já a presidente da Casa de Mentoria, Iolanda Borges, organizou um jantar para celebrar o fechamento do ano e agradecer a todos os colaboradores. O evento foi marcado por vários depoimentos de pessoas  que tiveram suas vidas afetadas positivamente por este belo trabalho social. Trata-se de um programa tocado por voluntários que oferece vários cursos à comunidade como hidroginástica, Manicure, Crochê, Massagem, Alfabetização, Curso de Inglês é Design de Sobrancelhas. É um trabalho maravilhoso. Tem parceria com voluntários da iniciativa privada e do Poder Público através do CMCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e da  Prefeitura de Chapadão do Sul. Agora está colocando em prática  projeto “Olhares em Foco” para crianças e adolescentes. 

DISCRIMINAÇÃO aos humildes pastores

2.1 Lucas 2,8-9: Os primeiros convidados

“Os pastores eram pessoas marginalizadas, pouco apreciadas. Viviam junto com os animais, separados do convívio humano. Por causa do contato permanente com os animais eram considerados impuros. Ninguém jamais os convidava para vir visitar um recém-nascido. É a estes pastores que aparece o anjo do Senhor para transmitir a grande notícia do nascimento de Jesus. Diante da aparição dos anjos, eles ficam com medo

TEXTO dos pastores completo abaixo

1. Situando: O motivo que levou José e Maria a viajar para Belém foi o recenseamento decretado pelo imperador de Roma (Lc 2,1-7). Periodicamente, as autoridades romanas decretavam tais recenseamentos nas várias regiões do seu imenso império. Era para recadastrar a população e saber quanto cada pessoa tinha que pagar de imposto. Os ricos pagavam imposto sobre a terra e sobre os bens que possuíam. Os pobres pagavam pelo número de filhos. Às vezes, o imposto total chegava a mais de 50% dos rendimentos da pessoa.
Há uma diferença significativa entre o nascimento de Jesus e o nascimento de João. João nasce em casa, na sua terra, no meio dos parentes e vizinhos e é acolhido por todos (Lc 1,57-58). Jesus nasce desconhecido, fora de sua terra, no meio dos pobres, fora do ambiente da família e da vizinhança. “Não havia lugar para ele na hospedaria”. Teve que ser deitado numa manjedoura.

2. Comentando: 

2.1 Lucas 2,8-9: Os primeiros convidados
Os pastores eram pessoas marginalizadas, pouco apreciadas. Viviam junto com os animais, separados do convívio humano. Por causa do contato permanente com os animais eram considerados impuros. Ninguém jamais os convidava para vir visitar um recém-nascido. É a estes pastores que aparece o anjo do Senhor para transmitir a grande notícia do nascimento de Jesus. Diante da aparição dos anjos, eles ficam com medo.

2.2 Lucas 2,10-12: O primeiro anúncio da boa-nova
A primeira palavra do anjo é: “Não tenham medo!” A segunda é: “Alegria para todo o povo!” A terceira é: “Hoje!” Em seguida, vêm três nomes para identificar quem é Jesus: Salvador, Cristo e Senhor! SALVADOR é aquele que liberta todos de tudo que os amarra! Os governantes daquele tempo gostavam de usar o título de Salvador (Soter). CRISTO significa ungido ou messias. Era um título dado aos reis e aos profetas. Era também o título do futuro libertador. Significa que esse menino recém-nascido veio realizar as esperanças do povo. SENHOR era o nome que se dava ao próprio Deus! São os três maiores títulos que se possa imaginar. A partir deste anúncio do nascimento de Jesus como Salvador, Cristo e Senhor, você imagina alguém da mais alta categoria. E o anjo lhe diz: “Atenção! Tem um sinal! Você vai encontrar um menino deitado num barraco no meio dos pobres!” Você acreditaria? O jeito de Deus é diferente mesmo!


2.3 Lucas 2,13-14: Glória no mundo de cima, Paz no mundo de baixo
Uma multidão de anjos aparece e desce do céu. É o céu desabando sobre a terra. As duas frases do refrão que eles cantam dão o resumo do que Deus quer com o seu projeto. A primeira diz o que acontece no mundo lá de cima: “Glória a Deus nas alturas”. A segunda diz o que vai acontecer no mundo cá de baixo: “Paz na terra aos seres humanos por ele amados”. Se a gente pudesse experimentar o que significa realmente ser amado por Deus, então tudo mudaria e a paz viria morar na terra. E isto seria a maior glória para Deus que mora nas alturas.

2.4 Lucas 2,15-20: A palavra vai sendo acolhida e encarnada
A Palavra de Deus não é apenas um som que a boca produz. Ela é, sobretudo, um acontecimento! Os pastores dizem, literalmente: “Vamos ver esta palavra que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer!” Em seguida, Lucas diz que “Maria conservava estas palavras (acontecimentos) em seu coração” e as ruminava. São duas maneiras de se perceber  e acolher a Palavra de Deus: 1) Os pastores se levantam para ir ver os fatos e verificar neles o sinal que foi dado pelo anjo; 2) Maria conserva os fatos na memória e as confere no coração. Ou seja, ela conhece a Bíblia e tenta entender os fatos novos iluminando-os com a luz da Palavra de Deus.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também