Chapadão do Sul/MS

CARRO e ônibus colidem em travessia sem sinalização do Esplanada. Quem tem preferência nestes casos ?

        Um idoso de 65 anos foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros após a colisão de um Fiat IDEA com um ônibus de transporte de operários  na rua do Pavões com a rua dos Cardeais, no Esplanada V no início da tarde de hoje em Chapadão do Sul. O local não tem sinalização e faltou e – aparentemente – direção defensiva aos condutores. O motorista do Fiat que teve a lateral destruída sofreu dores lombares.  Nestes caso de quem é a preferência???

    FALTA DE SINALIZAÇÃO

De acordo com o Art. 29 inciso III, do CTB –

“O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

III) Quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:

a) No caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela

b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela

c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor;”

Não confunda! Prioridade não é preferência.

A prioridade é relativa às circunstâncias em que o veículo necessita de prerrogativa, por força maior, para que tenha direito a passar antes dos outros veículos, independentemente de quem tem preferência no local em que se cruzaram.

Art. 29

VI) os veículos precedidos de batedores terão prioridade de passagem, respeitadas as demais normas de circulação;

VII) os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.

Os veículos de emergência, de polícia ou de fiscalização que não estiver com os dispositivos ligados não são considerados em efetivo serviço de urgência. Portanto devem seguir as mesmas orientações dos veículos comuns para circular.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também