A dificuldade na contratação de médicos para a Rede Municipal de Saúde de Chapadão do Sul foi um dos debates mais importantes na sessão legislativa da Câmara de Vereadores ontem (segunda-feira). Segundo os parlamentares que discorreram sobre o assunto alertaram que alguns postos estão operando em meio período pela falta destes profissionais. A situação afeta o atendimento nos bairros e sobrecarrega o Hospital Municipal em tempo de pandemia e o aumento da demanda por pessoas infectadas por Covi-19.
Os vereadores reuniram-se com a secretária de Saúde, Valéria Lopes dos Santos. Ela está empenhada nestas contratações e deverá anunciar novos médicos nos próximos dias. A demanda imensa por estes profissionais em tempos de pandemia dificulta as negociações. Eles dão preferência aos grandes centros ou os municípios que fazem a melhor proposta financeira.
A presidente da Câmara de Vereadores, Alline Tontini, destacou que os salários oferecidos em Chapadão do Sul são compatíveis, mas as contratações não estão evoluindo devido ao crescimento da demanda por médicos em todo o Brasil. Segundo ela a secretária Valéria Lopes dos Santos trata o assunto com prioridade e aguarda para os próximos dias novidades no reforço do quadro clínico do Hospital Municipal e nos postos nos bairros.
Já os vereadores Katiusce Nogueira e Vanderson Cardoso foram mais contundentes na cobrança. Segundo eles, a falta de médios nos postos obriga os pacientes a irem ao Hospital Municipal que já está lotado por pessoas infectadas por Covi-19 e outras patologias. Vanderson Cardoso reforçou que as reclamações por falta de médicos são diárias. Enfatizou a necessidade de melhorar a proposta salarial como alternativa capaz de solucionar esta carência.