Chapadão do Sul/MS

BANDEIRA CINZA atinge 43 cidades de MS. Toque de Recolher e restrição de atividades serão obrigatórios nesta quinta-feira

Campo Grande e outras 43 cidades de MS foram classificas como “”bandeira cinza” e deverão limitar várias atividades não essenciais a partir de amanhã (11) até 24 de junho, como shoppings, bares e restaurantes. No início da semana a Capital havia recebido a classificação vermelha, mas o governo estadual revisou os parâmetros e reenquadrou a Cidade Morena.  (Foto secretário de Saúde Geraldo Resende)

O novo mapa do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), divulgado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado, mostra 43 municípios de Mato Grosso do Sul com a bandeira mais restritiva, com alerta de risco extremo para a covid-19. Nessa lista, entra também Dourados, que já comemorava a redução no risco, mas acabou reenquadrada.

É o pior mapa do Prosseguir até agora. Outros 29 municípios tem bandeira vermelha. Estão em situação mais tranquila 7 cidades com classificação laranja: Paranhos, Glória de Dourados, Caracol, Jateí, Taquarussu, Rio Negro e Paraíso das Águas.

Decreto do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) também publicado nesta quinta-feira torna o Prosseguir obrigatório. Antes, era apenas uma recomendação

“Os municípios deverão adotar, no âmbito de seus territórios, as recomendações emitidas pelo Comitê Gestor do Programa de Saúde e Segurança da Economia (PROSSEGUIR), as quais terão caráter vinculativo e deverão ser fixadas em consonância com as bases e as diretrizes constantes do Decreto Estadual nº 15.462, de 25 de junho de 2020, que cria o referido Programa, e demais normativos que regem a matéria”

Mas existe uma brecha para burlar o decreto. Conforme o documento, os municípios que não adotarem as recomendações a que se refere deverão apresentar as “justificativas técnicas” para o descumprimento perante a Secretaria de Estado de Saúde, que procederá a sua avaliação. Em Dourados, quando a bandeira cinza passou a valer, a prefeitura determinou o fechamento de todos os setores não essenciais por 14 dias. (Campograndenews.com.br)

Veja qual a bandeira de cada município:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Bandeira cinza – Os municípios com bandeira cinza tem de retomar o toque de recolher a partir de 20 horas. Na lista de liberações para funcionamentos estão 51 atividades permitidas.

Veja lista de serviços essenciais, permitidos na bandeira cinza:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também