Direção também alertou para o risco de desassistência aos pacientes e
agravamento de quadro clínico ou morte
A Santa Casa de Campo Grande anunciou a suspensão temporária dos atendimentos no Pronto Atendimento Adulto e Infantil. A medida começou a valer imediatamente após o envio do comunicado oficial feito pela Direção Técnica do hospital. Isso significa que a instituição não recebe pacientes, salvo algumas exceções, por conta da gravidade.
Segundo o diretor técnico da instituição, o médico William Leite Lemos, a suspensão foi necessária por falta grave de insumos no centro cirúrgico, o que impede a realização de procedimentos. A direção também alertou para o risco de desassistência aos pacientes e para o potencial agravamento de quadros clínicos, inclusive com risco de morte, caso os atendimentos fossem mantidos nessas condições.
A decisão segue orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM) e tem o objetivo de garantir segurança e qualidade no atendimento aos pacientes. O hospital continuará atendendo casos emergenciais específicos:
Para adultos: emergências de neurocirurgia e infarto agudo do miocárdio com supra de ST (em um eletrocardiograma (ECG), um sinal clássico de infarto)
Para crianças: emergências de neurocirurgia e casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), devido ao surto respiratório atual na cidade.
Os pacientes que já estão internados ou em estado grave continuarão recebendo atendimento normalmente.
A suspensão foi comunicada às autoridades da saúde, como a Secretaria Municipal de Saúde, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o Ministério Público e o Conselho Regional de Medicina. A Santa Casa informou que assim que houver reposição dos insumos e condições mínimas de segurança, os atendimentos serão retomados e um novo comunicado será divulgado. (campograndenews)