Chapadão do Sul/MS

ATENÇÃO – Áudio sobre Variante Delta em Chapadão do Sul é fakenews. Circulação do vírus em MS ainda não tem confirmação oficial

        Fontes do Poder Executivo de Chapadão do Sul destacaram como fakenews o áudio que alerta sobre a variante Delta e circula em redes sociais como sendo no município. Não há registros desta cepa na cidade até o momento e oficialmente ela não é confirmada nem no Estado apesar de alguns infectologistas avaliarem como grande esta possibilidade. A Delta causa o aumento das contaminações no mundo todo, principalmente nos EUA por pessoas que se recusam em tomar a vacina no Sul daquele País. Estados como o Rio de Janeiro e São Paulo ela já está em ritmo crescente e poderá mesmo atingir todo o Brasil caso o ritmo da vacinação seja lento.

Técnicos da secretaria municipal de Saúde de Chapadão do Sul informaram que as variantes identificadas na cidade até o momento segundo a última atualização são a B.1.1.28 e a B.1.1.33 (Linhagem Brasileira) e a B.1.212 (Sul Americana).  No áudio uma enfermeira fala de seus efeitos nos jovens, a velocidade da infecção que requer entubação em cerca de três dias aqueles com sistema imunológico fragilizado.

DELTA EM MS – Mesmo com o avanço da imunização contra o coronavírus a infectologista Mariana Croda acredita que a variante da Covid-19 já deve estar circulando em Mato Grosso do Sul.  “Eu acredito que já há circulação de Delta em Mato Grosso do Sul, apesar de termos vários estudos para reconhecer quais cepas estão circulando no Estado. Além de já termos a presença confirmada das variantes em estados de divisa, há municípios em surtos isolados, o que acende o alerta”, explicou.  

Atualmente, quatro variantes preocupam as autoridades de saúde: Alpha, Beta, Gamma e, especialmente, a Delta, que se espalha com mais facilidade. A variante Delta, descoberta originalmente na Índia, foi identificada pela primeira vez no Maranhão, em maio, e também registrada em São Paulo. A cepa está presente em mais de 111 países no momento, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). (redação e correiodoestado.com.br)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também