Calma gente, o prefeito de Paraíso das Águas ainda não está falando Árabe. A frase que abre o título da matéria é um cumprimento tradicional entre os moradores de Dubai, nos Emirados Árabes. Significa “que a paz esteja com você”, tradicionalmente usada entre muçulmanos e outros povos daquela região. Sempre atendo às oportunidades de gestão logo ele dominaria o idioma caso ficasse mais tempo no exterior. Ele participou da maior feira mundial de novidades onde todos os países colocam à mostra novidades de negócios de suas respectivas sociedades. O custo da viagem teve 30% subsidiado pelo SEBRAE/MS, 40% do Governo do Estado através do Convênio Propeq Dinamiza e o restante pelo município por meio de aditivo de contrato já existente do Programa Cidade Empreendedora.

Devido a magnitude do evento – transmitido em bloco – o prefeito não conseguiu expor diretamente as potencialidade de Paraíso das Águas. Através da delegação de MS fez contatos que poderão gerar frutos no futuro. Levou na bagagem um vídeo MP4 com o potencial agrícola do município nas áreas de agricultura e pecuária. Neste momento de crise pós-Covid-19 e agora a guerra o mundo disputa “a tapa” proteínas animal e vegetal. Neste cenário a cidade também é gigante na produção de grãos com uma área agricultável que sequer ainda foi explorada na sua totalidade e pecuária forte.

A foto de turbante caiu bem para Anísio de Andrade. Apesar de não ter descendência árabe mostra muita habilidade para negociar politicamente melhorias para sua comunidade. Dificilmente perde um oportunidade de colocar Paraíso das Águas num contexto positivo, mesmo que seja na distante Dubai, nos Emirado Árabes Unidos. No grupo integrado por Anísio participaram o prefeito de Costa Rica (Cleverson dos Santos), de Inocência (Toninho da Cofapi), Jaraguari (Edson Rodrigues de Nogueira), equipe do Sebrae e da reitoria de uma faculdade de Campo Grande.

A economia da Região do Bolsão tem como objetivo agir em blocos econômicos. Neste contexto, numa articulação nacional Anísio sugeriu a realização de conferência entre os participantes de exposição para troca de ideias e destacar alguns pontos importantes que possam ser empregados na realidade local. Este encontro seria intermediado pelo Sebrae. A exposição reuniu cerca de 200 países que mostram a última palavra em inovação, oportunidade, tecnologia, mobilidade e sustentabilidade.
“A Expo Dubai ajuda a entender as possibilidades para o mundo do futuro. É nele que queremos nossa Paraíso das Águas, uma cidade nova, a mais nova de Mato Grosso do Sul e a 5ª do Brasil, onde poderemos empregar algumas tecnologias e modernidades e, para isso, fui conhecer as oportunidades de ponta que se apresentam”, disse Anízio Andrade.
A expectativa da Expo Dubai é receber 25 milhões de visitantes, mais do que o dobro da população dos Emirados Árabes Unidos, que sedia a feira internacional. Dubai é uma cidade cosmopolita de mais de 3 milhões de habitantes. Enquanto tiver petróleo no mundo Dubai será a cidade mais impressionante do planeta, construída sob o sol escaldante e a área do deserto. Nela é aplicado o que há de mais moderno em engenheira de construção civil e urbanismo









