Chapadão do Sul/MS

APÓS Rottweiler matar criança em SP autoridades destacam lei que proíbe criação de cães ferozes em Chapadão do Sul

 Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7

         O ataque de cães ferozes contra pessoas, principalmente registros de mortes de crianças, volta a chamar a  atenção para o Projeto de Lei 164/2024, de autoria do Poder Executivo de Chapadão do Sul.  Um menino de dois anos morreu após ser mordido no pescoço pelo cão da família da raça Rottweiler em Tanabi (SP).  A Lei Municipal proíbe a importação, comercialização e a criação de cães ferozes e de raças que resultam do seu cruzamento por canis ou isoladamente. A legislação não especifica as raças vetadas no município, mas existe a clara preocupação com possíveis acidentes com estes animais que podem ficar fora do controle dos donos.

Ao longo dos anos foram registrados vários ataques nas ruas de Chapadão do Sul. Num deles, na avenida Seis, uma criança teve pedaço da barriga arrancado por um cachorro de grande porte solto. É filha de um comerciante da cidade e foi socorrida por moradores que passavam. Sofreu procedimento cirúrgico de reparação no Hospital Municipal de Chapadão do Sul.

ATAQUE na Avenida Goiás

Em agosto do ano passado um cão da raça PitBull dilacerou o braço de um senhor que passava de bicicleta na Avenida Goiás. Ele saiu pelo portão de uma casa a partiu para cima da vítima que não tinha como se defender. Por sorte dois militares do Corpo de Bombeiros corriam nas proximidades  e prestaram socorro. Foram mais de dez minutos de pressão no pescoço do animal para tirar o  braço do ciclista dos dentes. A avenida tem um movimento grande de crianças que se deslocam a pé ou de bicicletas para a escola. Esta ocorrência poderia ter sido fatal.

Já o projeto de Lei do Poder Executivo foi enviado à Câmara de Vereadores.  Nele foram acrescidos artigos relacionados ao Sistema de Posse Responsável de Cães e Gatos. O texto destaca que a lei objetiva elevar o nível de segurança à população, em especial as crianças e idosos sobre ataques de cães ferozes.

Na edição da lei os donos destes cães tinham o prazo de 120 dias a  partir da publicação para a esterilização de seus animais. Pode ser realizada no Canil Municipal. O Poder Executivo pediu  tramitação em regime de urgência. (Foto / Arquivo de atendimento à vitima na Avenida Goiás)

MORTE em Tanabi no link abaixo

https://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/07/crianca-de-dois-anos-morre-apos-ser-atacada-pelo-rottweiler-da-familia-em-tanabi-n81037

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também