Chapadão do Sul/MS

APÓS quase três anos de concessão ainda há muitas irregularidades na pista de rolamento da MS-306. Acostamentos seguem insuficientes 

         A Way-306 administra a MS-306 desde 2020. Foi a primeira concessão de rodovia estadual do Mato Grosso do Sul. Realiza importantes obras no momento nas proximidades da divisa com o MT, em Cassilândia e nas imediações da elevada da Iaco Agrícola, sentido Costa Rica. Apesar disso o valor do pedágio é o mais caro do estado (R$ 11,20) numa pista que ainda está longe da ideal. Tem buracos e deterioração de asfalto no meio e nas bordas. Possui vários trechos de trepidação resultantes de tapa buracos que deixam ondulações. O perímetro urbano da rodovia em Chapadão do Sul necessita de revitalização.

São várias ações de usuários e entidades. Sobre o assunto, o presidente do Sindicato Rural de Chapadão Sul, Walter Schlatter, concorda que há várias irregularidades na pista, mas vai se manifestar somente após reunir-se com o diretor da Way-306. Usuário reclamam do valor do pedágio em relação a qualidade da rodovia. Internautas já postavam fotos da deterioração antes do início da estação de chuvas. Na semana passada toda a extensão da rodovia foi percorrida desde a divisa com o MT até Cassilândia.  A falta de acostamento é ainda é o maior problema para os milhares de usuários desta importante rodovia.

Neste quesito o trecho entre Chapadão do Sul e Cassilândia é o mais crítico pela falta de mais áreas de escape para uma manobra defensiva ou emergencial. O veículo certamente capotará caso tenha que manobrar para onde deveria estar o acostamento num trajeto marcado por trânsito pesado de carreta e caminhões. Durante o período de estiagem a falta de acostamentos pode causar incêndios caso algum motorista descarte uma bituca de cigarro na vegetação seca.

Na saída sentido Costa Rica – passando pelo Posto de Pedágio – tem mais trechos com acostamento em relação a Cassilândia. Pontos de trepidação e esfarelamento lateral de asfalto precisam de correção. Já no sentido Cassilândia já começa sem acostamento e muitos pontos com problemas. A ausência de área de escape deixa a pista mais estreita, sem a possibilidade de erros dos motoristas. Um problema mecânico certamente deixará o trânsito interrompido e funcionando apenas em meia pista.

O Trevo da Ferronorte, importante para o tráfego pesado de caminhões com carga e descarga tem asfalto ruim nas duas saídas com mato na lateral e pista cheia de ondulações deixadas por tapas buracos. O acesso aos viadutos da Feira do Produtor e Posto Avenida – perímetro urbano de Chapadão do Sul –  também é percorrido em trecho irregular. Nas imediações do Sindicato Rural, onde será realizado a 29ª Exposul a situação também é verificada. Nesta área é possível localizar o emborrachamento de maior elevação de toda a extensão da MS-306. Já o trecho em direção à Lage apresenta boa condição.

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