Chapadão do Sul/MS

ANIMADOR – Boletim Epidemiológico registra 28 casos de Covid-19 em Chapadão do Sul. Em julho eram 300 infectados ou monitorados

      Os dados de julho deste ano com 300 casos de pessoas infectadas em tratamento ou monitoradas parecem ser coisa do passado. O Boletim Epidemiológico de hoje registra 28 casos, reflexo de ações que teve na vacinação o principal agente transformador da realidade. Poderia ser melhor, mas infelizmente pessoas seguem morrendo em Chapadão do Sul. Apesar disso a sociedade segue reagindo positivamente  na luta contra a Covid-19 no município. Ainda há um universo com cerca de duas mil pessoas que não se vacinaram e uma demanda morosa de procura de jovens por imunizantes no momento.

Na prática o momento é decisivo não somente em Chapadão do Sul, mas no mundo devido ao surgimento de novas variantes como a Delta cujo poder de contaminação é pelo menos cinco vezes maior que a primeira cepa conhecida do coronavirus. Pessoas não vacinadas seguem como portas abertas para a ação desta variante.

 O Boletim Epidemiológico deste segunda-feira aponta para uma realidade mais animadora, possibilitando a retomada definitiva das rotinas sociais e econômicas de Chapadão do Sul. Segundo os números  estamos com 5.250 casos confirmados da doença, desses 5.145 curados. Encontram-se em tratamento 28 e 77 vieram a óbito. Outras 13 pessoas aguardam resultados de exames do Lacen/MS – Laboratório Central Mato Grosso do Sul, e 8.139 casos foram descartados.

A Vigilância Epidemiológica, juntamente com as equipes das Unidades de Saúde da Família monitoram 75 pessoas, entre elas estão os casos positivos ativos e aqueles que aguardam resultados e as pessoas que tiveram contato com paciente positivo e restritas ao isolamento domiciliar.

Dos pacientes confirmados em tratamento, 05 encontram-se internados, sendo três em UTI e dois em Leito Clínico.

No Hospital Municipal de Chapadão do Sul:

3 pacientes confirmados em UTI

1 paciente confirmado em leito clínico

Internados em outros Municípios:

1 paciente confirmado em leito clínico

Em Leito Clínico: 

1 paciente Adulto confirmado em Clínico no Hospital Beneficência Portuguesa de São José do Rio Preto/SP.

1 paciente Adulto confirmado que estava em leito de UTI no Hospital Militar de Campo Grande/MS, veio a óbito.

A Secretaria Municipal recomenda: Evitar contato próximo com todas as pessoas, em especial as que sofrem de infecções respiratórias agudas, manter distanciamento social, Usar Máscara corretamente, realizar lavagem frequente das mãos, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes bem ventilados.

Apresentando sintomas você deve procurar imediatamente a Unidade Sentinela do Hospital Municipal de Chapadão do Sul, sendo os principais: Febre, tosse, coriza, mialgia, cefaleia, falta de ar, dor de garganta, dificuldade para respirar, diarreia, anosmia (perca do olfato), ageusia (perca do paladar). O tratamento realizado precocemente diminui chances de gravidade da doença, além de não colocar em risco a vida das pessoas do seu convívio. Proteja-se e proteja quem você ama.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também